Autarquia da Lousã investe em Plataforma Educativa Digital “Escola Virtual” para todos os alunos e professores do Concelho
Licenças gratuitas “Premium” estão a ser distribuidas e representam um investimento de 50.000€
publicado a 27 de outubro de 2022

No âmbito das políticas educativas de promoção do sucesso escolar, a Câmara Municipal da Lousã, através do Agrupamento de Escolas, iniciou a distribuição gratuita de licenças “Premium” da Plataforma Educativa Digital “Escola Virtual”, a todos os alunos do concelho, desde o Pré-Escolar ao 12º ano de escolaridade, bem como a todo o corpo docente deste Agrupamento.

A oferta da Câmara Municipal irá abranger cerca de 2.000 licenças para alunos e aproximadamente 200 licenças para docentes, permitindo-lhes assim trabalhar naquele que foi o primeiro projeto e-learning em Portugal. Trata-se de um investimento do Município da Lousã em cerca de 50.000€, para os dois próximos anos letivos (2022/2023 e 2023/2024).

O projeto Escola Virtual assenta numa plataforma de ensino-aprendizagem personalizada através da qual se disponibiliza as matérias curriculares das principais disciplinas do Currículo Nacional, com o recurso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e que permitirá aos seus utilizadores a possibilidade única de abordarem o estudo de um modo integrado e credível através da Internet, ajudando a consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, promovendo a autonomia no estudo e constituindo um veículo de aprendizagem e teste das matérias curriculares verdadeiramente multimédia e interativo.

Para o Presidente da Câmara Municipal Luís Antunes, para além da qualidade da Plataforma de Ensino Digital, reconhecida pelos profissionais ligados à Educação, importa relevar a abrangência desta medida que engloba todos os alunos e professores do Concelho.

“Estou convencido que este investimento da Câmara Municipal é, efetivamente, uma medida não só na área da Educação, mas também na área Social, e esperamos que seja uma boa ajuda para que cada um dos nossos alunos consiga atingir os seus objetivos no plano escolar”.

Para além das licenças “premium” para alunos e docentes, fazem parte deste forte investimento na Educação workshops e formações para pais e docentes, entre outras colaborações da Porto Editora.