Autarquia já realizou mais 620 testes de despistagem à COVID-19.
Processo envolve diversas entidades.
publicado a 28 de maio de 2020

No âmbito de um protocolo estabelecido com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e de acordo com o procedimento definido pelas entidades envolvidas no mesmo, nomeadamente as de Saúde, a Câmara Municipal da Lousã, continua a realizar testes de despistagem à COVID-19.

Através deste processo, que tem a aprovação e acompanhamento das Autoridades Locais de Saúde, foram já efetuados 620 testes a agentes do Concelho.

Após uma primeira fase onde foram realizados a trabalhadores de IPSS que cuidam de idosos, Bombeiros do Concelho, Militares em Funções no Posto da GNR da Lousã e trabalhadores da Câmara Municipal que asseguram funções essenciais, na passada terça feira e hoje decorreu a segunda fase com a realização de testes a assistentes operacionais que desempenham funções nos Jardins de Infância que entram em funcionamento na próxima segunda feira, educadoras, trabalhadoras de IPSS que prestam serviço nas atividades de animação e apoio à família e trabalhadores da Autarquia que regressaram ao trabalho presencial.

Os testes serológicos foram adquiridos pela Câmara Municipal estando certificados pela Comunidade Europeia e registados no Infarmed.

Estes testes são realizados recorrendo à colheita de uma amostra de sangue do paciente a testar que depois é processada laboratorialmente com uma abordagem para realização de um rastreio combinado de testes serológicos para avaliarem as IgM e IgG + Teste de doseamento sanguíneo da PCR para análise da Proteína C Reactiva, cujos resultados são interpretados com base num fluxograma criado pela ARS do Centro para o efeito.

Caso este primeiro rastreio seja positivo, seguir-se-á a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular (Vulgo Zaragatoa- RP-PCR).

#porTODOS