Autarquia vai promover o programa de Férias Ativas.
Serão implementadas diversas medidas de segurança com destaque para a redução do número máximo de inscritos.
publicado a 19 de junho de 2020

Consciente da importância do programa “Férias Ativas”, nomeadamente na ocupação dos jovens nos períodos de interrupção letiva, dando assim uma resposta social, com componente lúdica e pedagógica aos jovens e às famílias, a Câmara Municipal da Lousã reformulou este projeto, procurando ajustá-lo à regulamentação recentemente aprovada no âmbito da pandemia, que trouxe constrangimentos à interação social e atividades coletivas, nomeadamente no que respeita a atividades com crianças e jovens.

Apesar de todos os constrangimentos e limitações e tendo como objetivo principal criar uma resposta as crianças com maior necessidade e sem qualquer suporte familiar no período de férias, a Autarquia, com base nas indicações do Governo e da Direção Geral de Saúde, definiu que terá que existir uma redução do número de participantes, passando a ser admitidas 20 crianças e jovens, repartindo-se equitativamente por 10 crianças dos 6 aos 9 anos e 10 crianças/jovens dos 10 aos 14 anos, por períodos de 2 semanas.

Dada a limitação existente, a prioridade na participação nas Férias Ativas irá incidir nas crianças e jovens que se encontram no Escalão A e B da Ação Social Escolar, comprovadamente sem acompanhamento familiar.

O programa e processo de candidatura serão divulgados brevemente, no entanto informa-se desde já que as atividades a desenvolver serão, sobretudo, em espaço escolar - salas de aula e Biblioteca - e ao ar livre, com atividades de pequenos grupos e passeios a pé, observando a lotação dos espaços, circuitos de circulação, equipamentos de proteção (sendo obrigatório o uso de máscara por crianças maiores de 10 anos), procedimentos de higienização, desfasamento de grupos e atividades de pequenos grupos ao ar livre.

A Câmara Municipal está a desenvolver todos os esforços para que as Férias Ativas e outros projetos como os Estágios de Verão – apesar de todas as limitações e implementação de necessárias medidas de segurança – possam ser um contributo efetivo para as famílias nesta pausa letiva.