No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil (CNEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê-se, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:
- Queda de neve persistente e com acumulação acima dos 800/1000 m, nas regiões do Norte e Centro, com especial destaque para as formações da Peneda-Gerês, Montesinho, Alvão-Marão, Montemuro e Estrela, com acumulados que podem exceder os 5 cm. Na zona da Torre (Serra da Estrela) os acumulados podem chegar aos 15 cm durante os próximos três dias.
- Precipitação, pontualmente forte, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro(acumulados até 20-30 mm/24h), estendendo-se progressivamente às restantes regiões. Durante a tarde e noite de domingo (7abr), precipitação persistente, com acumulados até 20-30 mm/6h, na região do Minho e Douro Litoral. Condições de instabilidade com ocorrência de aguaceiros que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada.Formação de gelo nos níveis mais baixos durante a noite e durante o dia em zonas mais sombrias.
- Hoje, vento moderado a forte do quadrante Oeste no litoral a Sul do cabo Mondego, com rajadas até 70 km/h. Nas terras altas(acima 400/600 m), vento a soprar moderado/forte, com rajadas até 70 Km/h. Amanhã e domingo, vento forte de quadrante oeste, com rajadas até 70 km/h, no litoral oeste e nas terras altas.
- Agitação marítima forte com ondas de noroeste de 4 a 5 metros na costa ocidental até às 10 horas de domingo. Prevê-se que a ondulação aumente temporariamente para 5 a 7 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura máxima, entre as 3h e as 12 h de amanhã, no litoral a norte do Cabo Mondego, e entre as 6h e as 15 h de amanhã no litoral da região de Lisboa e Leiria.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt