A Câmara Municipal pretende dar um novo dinamismo ao Banco de Voluntariado da Lousã e, procurando atingir esse objetivo, aprovou ontem, por unanimidade, o novo Regulamento de funcionamento, que será agora submetido para apreciação da Assembleia Municipal.
Paralelamente, foi, também, desenvolvido um novo logotipo para o Banco de Voluntariado e efetuada a adesão à plataforma Portugal Voluntário (www.portugalvoluntario.pt) onde os cidadãos que pretendam efetuar voluntariado – de forma regular e com compromisso - se podem inscrever.
O Banco de Voluntariado da Lousã foi em criado 2003 e, no ano de 2020, passou a integrar as estruturas da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Além da Câmara Municipal da Lousã (entidade enquadradora do Banco de Voluntariado), as organizações para as quais pode fazer voluntariado são a ACTIVAR - Associação de Cooperação da Lousã, ADIC - Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, ADSCCL – Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares, ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã, Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Serpins, Centro Social de Casal de Ermio, Louzanimales - Associação pelos Animais da Lousã e Santa Casa da Misericórdia da Lousã.
De referir que durante o último ano, e especialmente como forma de resposta à pandemia e às inúmeras solicitações, foram desenvolvidas diversas iniciativas com base no voluntariado como o SOS Vizinho, Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e outras.