Portal Institucional

Câmara Municipal aprova voto de pesar pelo falecimento de João Bigotte Chorão
Crítico literário com ligações ao Concelho faleceu no passado dia 24 de fevereiro
publicado a 4 de março de 2019

O Executivo Municipal aprovou, na reunião que teve lugar hoje, um Voto de Pesar pelo falecimento, no passado dia 24 de fevereiro, de João Bigotte Chorão.

Nascido em 1933, na Guarda, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, sendo casado com a Lousanense Maria José de Magalhães Mexia, Cidadã de Mérito do Concelho.

Ensaísta, crítico literário, era um dos grandes especialistas da obra de Camilo Castelo Branco sobre quem escreveu diversos ensaios.

Foi membro da Academia das Ciências de Lisboa e do Instituto Luso-Brasileiro de Filosofia tendo, também, dirigido o Círculo Literário Eça de Queirós.

Era um estudioso da literatura autobiográfica e foi coordenador de várias enciclopédias, nomeadamente a Enciclopédia do Século XXI e a Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia Logos.

Em 2008 foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura Biográfica pela Associação Portuguesa de Escritores.

Colaborou ativamente com a Câmara Municipal da Lousã demonstrando sempre pronta disponibilidade, nomeadamente na produção de conteúdo para a Revista Arunce e para o Ciclo dedicado a Armando Erse de Figueiredo/João Luso que decorreu em 1996.

 

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.