Câmara Municipal da Lousã recolhe donativos para o povo Ucraniano
Autarquia sinalizou junto do Governo a disponibilidade para acolher cidadãos ucranianos no Concelho
publicado a 28 de fevereiro de 2022

A Câmara Municipal da Lousã irá realizar – em parceria com as Juntas de Freguesia – uma recolha solidária de donativos que serão enviados para a Ucrânia.

Além desta recolha de bens solidários, a Autarquia sinalizou junto do Governo a sua disponibilidade para acolher no Concelho cidadãos ucranianos que pretendam vir para Portugal, com prioridade para aqueles que tenham familiares no Concelho.

De 2 a 5 de março, os donativos poderão ser entregues na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, na Piscina Municipal da Lousã ou em qualquer uma das 4 Juntas de Freguesia do Concelho, durante o horário de funcionamento de cada uma. Para agendar a entrega ou outras informações a Câmara Municipal disponibiliza 2 números de contacto telefónico: 966 386 437 ou 966 386 426.

A lista de bens prioritários para recolha incluem água potável, bens não perecíveis – nomeadamente enlatados, açúcar, sal, sopas instantâneas, conservas, cereais, massas, leite, leite em pó, bolachas, entre outros - roupas quentes / vestuário de inverno, roupa de cama, cobertores, almofadas, colchões (tipo campismo), sacos de campismo (saco cama) medicamentos e material essencial (algodão, bandagens, antissépticos, outros), produtos de higiene (fraldas, pensos higiénicos, pastas dentífricas, escovas, sabonete, shampoo, antissépticos, máscaras, toalhas, lenços, toalhitas, papel higiénico), lanternas com baterias (pilhas ou outras) e Powerbanks.

Para Luís Antunes, “este é um momento dramático para todo o Mundo, mas naturalmente com efeitos nefastos muito maiores para a Ucrânia e para a sua população. Com esta iniciativa procuramos dar a nossa contribuição para minimizar – dentro do possível – os efeitos terríveis desta guerra e apoiar o povo ucraniano.” O Presidente da Câmara Municipal reforçou ainda “a disponibilidade para receber no concelho cidadãos que estejam em fuga da Ucrânia e que essa mesma disponibilidade foi sinalizada ao Governo”.