Câmara Municipal fez exposição ao Governo e Infraestruturas de Portugal sobre o Estado das vias de responsabilidade da IP no acesso à Lousã
Carta datava de 25 de setembro e referia a Estrada da Beira, Variante à EN242-2 e EN 236 são as vias em causa
publicado a 17 de outubro de 2023

A Câmara Municipal da Lousã endereçou uma comunicação formal ao Governo e à Infraestruturas de Portugal, onde dava nota de várias “questões de segurança, nomeadamente com a cada vez mais preocupante e insatisfatória sinalização horizontal, em todas as vias referidas anteriormente. É nosso entendimento que a sinalização horizontal existente não cumpre a sua função, estando em causa a segurança dos milhares de utilizadores destas vias, especialmente no inverno e à noite, onde se torna extremamente perigoso circular nestas vias.”

Realçando as diligências efetuadas ao longo de dois anos através da Gestão Regional de Viseu e Coimbra, a Autarquia indicou que “não podemos concordar que os trabalhos tenham o calendário definido pela IP. S.A., nomeadamente na EN 342 cujos trabalhos estão previstos para o primeiro trimestre de 2024 e na EN 17 e EN236, onde a informação que temos é que os trabalhos só serão realizados em 2025.”

A missiva concluía, reforçando que “a falta de segurança destas vias e atendendo à aproximação da época de chuva, onde ainda se torna mais difícil circular, vimos pelo presente apelar a V. Exas. para que as necessárias intervenções possam ser antecipadas e ainda realizadas durante o presente ano, evitando assim possíveis ocorrências que serão reais, caso estas intervenções não sejam realizadas com a maior brevidade possível.

Aproveitamos também para, novamente, solicitar através da sinalização horizontal ou de outra forma, uma intervenção mais profunda, que possa resolver alguns pontos críticos no que respeita à sinistralidade, especialmente na EN342.”

Note-se que na Reunião de Câmara de hoje, os Vereadores do PSD no Executivo Municipal apresentaram um Voto de Protesto sobre a mesma temática, acrescentando, também, a necessidade de manutenção de barreiras e outras medidas de proteção, voto este subscrito por todo o Executivo Municipal.