As obras de qualificação e acessibilização do Castelo da Lousã - que tiveram como objetivo a criação de condições de visitação – foram inauguradas precisamente há um ano atrás, no dia 27 de abril.
Neste período de funcionamento, este importante marco do Património do Concelho e da Região, já recebeu mais de 40 mil visitantes, potenciando o seu valor na atração de turistas.
Na mesma altura, foi também inaugurado um Centro de Interpretação e Acolhimento, que tem sido, também, motivo de interesse, disponibilizando conteúdos históricos e pedagógicos sobre o Castelo e a história da Lousã.
Este equipamento - que está classificado como Monumento Nacional e faz parte da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego – integra o Complexo da Sra da Piedade, o qual será, também, qualificado com a instalação (em curso) de Passadiços, que o ligarão à Vila da Lousã.
Para Luís Antunes, Presidente da Autarquia, apesar de “o foco ser a proteção dos Munícipes e o combate à pandemia do novo Coronavirus, a Câmara Municipal mantém o seu projeto de desenvolvimento e valorização do Concelho, como por exemplo, com a instalação de passadiços no acesso a este complexo turístico e religioso. Consideramos que este investimento potenciará ainda mais a atratividade do Complexo da Sra. da Piedade e será um contributo para a recuperação da atividade turística no futuro.”