CIM Região de Coimbra dá início à 4.ª fase do Sistema Integrado de Videovigilância
Início da 4ª fase do projeto Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais
publicado a 17 de janeiro de 2022

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra realizou, hoje, uma visita à torre do Cabeço da Ortiga, no Município da Lousã, assinalando desta forma o início da 4ª fase do projeto Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais.

Durante a visita, que contou com a presença da Diretora Regional do ICNF, do Comandante Regional do Centro ANEPC, o presidente da AGIF, o 2.º Comandante Operacional Distrital de Coimbra e do 2.º Comandante Distrital da GNR, o secretário executivo da CIM Região de Coimbra fez uma exposição sobre o estado de maturidade do projeto.

“Neste momento há uma cobertura de 50% do projeto relativamente à área a que a CIM Região de Coimbra se propôs a garantir com a sua implementação”, afirmou Jorge Brito.

O projeto prevê no total a instalação de 37 câmaras de videovigilância: 20 em zonas florestais dos 19 municípios da Região de Coimbra e 17 nos 14 municípios da Região Viseu Dão Lafões.

Atualmente, na Região de Coimbra, dez das 20 câmaras já estão instaladas e as restantes vão ser instaladas até ao mês de julho.

As torres permitem dar “suporte à decisão”, visto que é um sistema moderno que “permite quer a deteção humana, por assim dizer, quer uma deteção automática”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, a implementação deste projeto é um “momento significativo” relativamente à “criação das condições de preservação de um dos principais patrimónios, no caso património ambiental, naquilo que diz respeito à mancha florestal”.

“Todos os incêndios quando começam são pequenas fogueiras e, portanto, é efetivamente um sistema que não tem a ver com a prevenção, claramente tem a ver com a deteção, mas com a deteção precoce dos eventos que possam vir a acontecer”, disse o vice-presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Luís Paulo Costa.

Recorde-se que este sistema de videovigilância, que tem um custo total de 3,3 milhões de euros, financiados a 75% por fundos europeus, inclui, entre outros, as 37 torres e igual número de sistemas de deteção e 39 centros de gestão e controle.