Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado na Lousã em parceria com a Universidade de Coimbra
Iniciativa incluiu visitas à Aldeia do Xisto da Cerdeira e ao Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques
publicado a 24 de abril de 2023

O dia 22 de abril, em que se assinalou na Lousã o Dia Internacional dos Monumento e Sítios, trouxe à Aldeia da Cerdeira e ao Museu Etnográfico Dr. Louzã Henrique duas dezenas de professores, estudantes e investigadores das áreas da Reabilitação de Edifícios, do Turismo e da Gestão e Programa do Património Cultural, representando oito áreas formativas de Mestrado e Doutoramento da Universidade de Coimbra, de cinco nacionalidades (da Europa à África e do Brasil à China).

Durante a manhã, visitaram a aldeia da Cerdeira, com uma ação de descoberta e discussão dos valores em presença, da identidade do local e das perspetivas de futuro, observando e registando testemunhos, construções, paisagens, cores e sons, mas também o atual modelo de exploração e as atividades criativas que marcam a vida da aldeia.

No Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, no período da tarde, com o apoio da equipa do Museu e de munícipes que também participaram no evento, estes visitantes foram guias por uns minutos, sublinhando e refletindo a ligação da coleção à história das aldeias e à sua valorização, com uma linguagem museológica contemporânea e desafiante.

Os docentes responsáveis pela coordenação pedagógica e científica do evento sublinharam a importância desta colaboração com a Câmara Municipal da Lousã, e do seu apoio, bem como o contacto com todos os agentes de desenvolvimento local que também participaram.

A Câmara Municipal, que se tem sempre associado a esta efeméride internacional, sublinho a importância da colaboração com as instituições de investigação e da sua ligação à comunidade, na valorização do território e deste património das aldeias do Xisto, que recentemente foi distinguido pelo Prémio Nacional Paisagem 2022.