Embaixadora da Finlândia visita o Concelho
Tarja Laitiainen veio conhecer projetos de prevenção de incêndios rurais
publicado a 7 de março de 2019

A embaixadora da Finlândia em Portugal, Tarja Laitiainen, visitou hoje a Lousã tendo como objetivo conhecer os diversos projetos de prevenção de incêndios rurais em curso no Concelho.

Esta visita, solicitada pela Embaixada da Finlândia, teve um programa diversificado, onde constou a receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação do Plano Operacional Municipal, pelo Gabinete Técnico Florestal, e a apresentação do projeto LIGNOBIO, realizado por um consórcio liderado pela Universidade de Alcalá de Henares em que a DUECEIRA participa e que é financiado pelo programa LIFE, que tem como objetivo a aplicação da Biomassa, em vários domínios, como, por exemplo, fertilizante, bio betume e herbicida natural.

Foi também feita uma visita a diversas ações em curso, nomeadamente às faixas secundárias de gestão de combustíveis na estrada de acesso às Aldeias do Xisto e às faixas de proteção dos aglomerados populacionais nas Aldeias do Xisto da Cerdeira e do Candal.

Tarja Laitiainen mostrou a sua admiração pela estratégia e pelo esforço realizado pela Autarquia para implementar medidas importantes de prevenção contra incêndios rurais e para o aproveitamento dos recursos florestais.

Já o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, destacou “a importância desta visita assumindo que a mesma deve constituir um estímulo para a continuidade do importante trabalho de prevenção a realizar”.

Luís Antunes demostrou ainda “a disponibilidade da Autarquia para eventuais parcerias futuras com boas práticas – nestas e em outras áreas – em curso na Finlândia”.

De referir que Tarja Laitiainen, antes de ser nomeada Embaixadora da Finlândia em Portugal, desempenhou funções de direção da Autoridade Nacional de Segurança Finlandesa, tendo ainda um vasto curriculum como diplomata, tendo desempenhado funções de Embaixadora nas Embaixadas da Finlândia na Bulgária e no Luxemburgo, Embaixadora não residente no Afeganistão e no Paquistão. Também desempenhou as funções de diretora do departamento da Ásia e Oceânia, tendo iniciado funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 1980.