Portal Institucional

Época balnear iniciou-se hoje na Lousã.
Foram implementadas diversas medidas de segurança nas Praias e Piscinas do Concelho.
publicado a 1 de julho de 2020

O hastear das Bandeiras Azuis e de Praia Acessível que teve lugar hoje nas Praias Fluviais, marca o início época balnear no Concelho da Lousã.

As cerimónias iniciaram-se nas Piscinas Naturais da Sra. da Piedade (Bandeira Azul e de Praia Acessível), seguindo-se a Praia Fluvial da Bogueira (Bandeira Azul e de Praia Acessível), em Casal de Ermio, tendo terminado na Praia Fluvial da Sra. da Graça (Praia Acessível), em Serpins.

Num ano marcado pela pandemia COVID, onde é imperativa a implementação de medidas extraordinárias para assegurar boas práticas na utilização destes importantes espaços de lazer e de turismo, a Autarquia, em colaboração com as restantes entidades, nomeadamente com a Juntas de Freguesia, definiu planos que têm como objetivo garantir, da melhor forma possível, a segurança dos utilizadores e a saúde pública, dos Lousanenses e visitantes do concelho.

De referir que a lotação das praias – cuja definição foi da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente – foi reduzida, sendo neste momento de 920 pessoas, distribuídas da seguinte forma: Praia Fluvial da Bogueira (188), Piscinas Naturais da Sra. da Piedade (87) e Praia Fluvial da Sra. da Graça (645). Para além destas Praias, encontra-se também em funcionamento a Piscina do Parque Carlos Reis, cuja a lotação é de 40 pessoas.

Estes espaços, conhecidos pela sua beleza e enquadramento, assumem, cada vez mais, a preferência dos visitantes, sendo a segurança um fator primordial para a fidelização dos visitantes.

Medidas implementadas:
» Cumprir com a distância de 1,5m entre utilizadores (caso não façam parte do mesmo grupo);
» Cumprir com o afastamento de 3 metros entre chapéus-de-sol;
» Cumprir com o distanciamento social de 2 metros durante a circulação na praia;
» Cumprir com a proibição de realizar atividades desportivas com 2 ou mais pessoas;
» Cumprir as medidas de etiqueta respiratória;
» Proceder à desinfeção obrigatória das mãos á entrada da praia bem como realizar a limpeza frequente das mesmas durante o período de utilização;
» Evitar acesso a zona identificadas com ocupação elevada;
» Aconselha-se o uso de calçado próprio (chinelos) aquando da circulação na praia;
» Cumprir com as determinações das autoridades competentes (autoridades de segurança, nadadores salvadores e demais pessoal de serviço na praia);
» Depositar os resíduos gerados nos locais destinados a esse efeito;
» Cumprir com as orientações de circulação definidas na praia;
» Cumprir com as regras de acesso ao Plano de água e às infraestruturas existentes no local;
» Usar mascara sempre que se dirija ao Bar/Esplanada;
» Só é permitida a utilização dos WC´s por uma pessoa de cada vez;
» Não é permitido o uso dos balneários existentes na praia;
» Não permitido o uso da Prancha de saltos e respetiva escada de acesso à água
» Nas piscinas das crianças, tem que existir limite máximo de crianças em simultâneo dentro de água. Serão estabelecidas regras de uso (apenas poderão ficar 15m dentro de água caso existam mais crianças à espera;
» Os veículos apenas podem estacionar nos locais definidos para o efeito (e sempre tendo em consideração a lotação de pessoas nas praias);
» Existência de sala de isolamento, para o caso de ser necessário;
» Existência de informação à entrada de cada praia sobre procedimentos e normas de segurança, de acordo com a DGS;
» Existência de bandeiras (triangulares) com as cores dos semáforos para indicar o “estado” da praia quanto à sua lotação.
» na plataforma INFOPRAIA estará disponível, em tempo real (para que as pessoas que pretendam visitar as praias) o “estado” da praia.
» Os nadadores salvadores estarão atentos às regras e normas implementadas e sensibilizarão os visitantes para o seu cumprimento.

 

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.