Equipa para a Igualdade na Vida Local em reunião aberta no Dia Internacional das Mulheres
Conselho Municipal de Segurança e Dueceira participaram na reunião
publicado a 11 de março de 2024

A Equipa para a Igualdade na Vida Local reuniu com o Conselho Municipal de Segurança e a DUECEIRA, entidade responsável pela Estrutura de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género e pela Resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens.

Foi efetuado o balanço do ano de 2023 que evidenciou um número crescente de sinalizações de violência ao Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, sendo a GNR a entidade que mais encaminha as situações, seguido do Tribunal e dos Municípios envolvidos. De entre as 83 situações na Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares, 33 correspondem ao Município da Lousã.

Foram também prestadas informações sobre o Plano Municipal para a Igualdade de Género da Lousã, elaborado com a CIMRC - Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, e sobre a candidatura da Câmara Municipal ao futuro CLDS 5G - Contrato Local de Desenvolvimento Local, programa que tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multisectorial e integrada e com parcerias, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios vulneráveis.

Na reunião foi ainda apresentado o Orçamento Municipal 2024, um documento sensível ao género e onde foi feito um esforço para medir o impacto de género, mas também para avaliar o desempenho da Câmara Municipal face aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante a reunião aberta, que decorreu no átrio da Biblioteca Municipal, foram lidos poemas alusivos ao papel da mulher e, após a mesma, a equipa pode visitar as duas exposições aí patentes: “25 mulheres na luta pela liberdade – 25 de abril” e “Ditadura, revolução, democracia - 25 de abril: rumo ao cinquentenário”.