No âmbito do Projeto de Literacia Emergente da Câmara Municipal da Lousã, teve lugar, ontem, uma ação de formação com Gracinda Valido, Terapeuta da Fala no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Alcoitão, tendo como temática o método e estratégias de estudo para alunos/as sobre Perturbações Específicas de Linguagem e Dislexia.
Esta ação – promovida através de plataforma digital - contou com a participação de 25 pessoas, entre docentes do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas da Lousã, Técnicos/as da Equipa Mutidisciplinar e Encarregados/as de Educação e teve como objetivo consciencializar os/as cuidadores/as das potencialidades e as das dificuldades do/a aluno/a com perturbações específicas da linguagem ou dislexia.
Sendo uma condição “invisível”, as perturbações da linguagem podem ter consequências graves, gerando incapacidade e desigualdade de oportunidades.
Esta iniciativa foi promovida pela Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal da Lousã, sendo confinanciada pelo CENTRO 2020, Quadro Portugal 2020, com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra através do projeto Realiza-te.