Festival Gastronómico da Chanfana atraiu visitantes de todo o País
19 restaurantes aderentes apresentaram a riqueza gastronómica da Lousã
publicado a 28 de fevereiro de 2023

O Festival Gastronómico da Chanfana, que decorreu de 17 a 26 de fevereiro, foi um grande sucesso, com milhares de visitantes, de todo o País, a desfrutarem da riqueza gastronómica do Concelho, com especial destaque para a Chanfana, principal atração do Festival.

O XI Festival Gastronómico da Chanfana foi uma celebração da tradição gastronómica da Lousã, fortemente inspirada pelas tradições da Serra da Lousã, mas onde houve, também, espaço para a inovação, em especial nas entradas e nas sobremesas que compuseram as ementas do Festival.

Seguindo a estratégia da Autarquia para estes eventos, os comensais receberam como brinde uma mini-caçoila, que continha uma receita de chanfana e um convite para os Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito, oferta essa representativa do saber fazer regional.

Tiveram, também, à sua disposição um conjunto alargado de descontos e promoções no comércio local, que contribuíram, igualmente para a atratividade do Festival. Além disso, a Câmara Municipal voltou a organizar um sorteio para os participantes no Festival, com prémios que incluíam experiências gastronómicas, estadias e oferta de produtos endógenos e cujos vencedores serão divulgados brevemente.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, “o sucesso desta edição do Festival Gastronómico da Chanfana, está em linha com a trajetória de crescimento que estes eventos têm tido na Lousã e refletem, também, o investimento continuo na melhoria da qualidade que a Autarquia tem feito de ano para ano”. Luís Antunes continuou referindo que “naturalmente que o mérito é, sobretudo, da qualidade da restauração local” e que “estes eventos, juntamente com a oferta de alojamento, de património natural, turismo desportivo e oferta cultural, contribuem para a atratividade do Concelho e da Região, especialmente em época baixa”. A concluir, o Presidente da Autarquia reforçou o convite “para que visitem a Lousã nos Fins de Semana Gastronómico do Cabrito, que decorrem de 22 a 25 de abril e de 29 a 1 de maio e serão, certamente, experiências gastronómicas diferenciadoras”.