Fim de semana de intensa atividade cultural no Concelho.
Próximo fim de semana com um programa cultural diversificado e de qualidade.
publicado a 20 de julho de 2021

O próximo fim de semana será de intensa e diversificada atividade cultural no Concelho da Lousã.

No âmbito da programação definida para a Rede Cultural Terras da Chanfana, iniciativa Festival Artes do Diabo, no dia 23 de julho, 6.ª feira, pelas 21h30, no Anfiteatro do Parque Carlos Reis, terá lugar a peça de teatro “Mulheres Ácidas”, uma produção CASULO – Núcleo de Artes Performativas do Grémio Dramático Povoense.

Marlene Barreto e Patrícia Luís são as atrizes que interpretam no palco, não apenas duas, mas sete mulheres ácidas. Numa narrativa solta e despretensiosa, contam histórias passando por personagens das mais diferentes idades e épocas.

Já no dia 24 de julho, sábado, pelas 16h, no Auditório do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, terá lugar a conferência “O humor nos contos de tradição oral”, com o humorista Jorge Serafim.

No dia 25 de julho, domingo, pelas 15h30, no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, decorrerá mais uma sessão das Visitas Performativas, do Projeto Re-Existir, atividade cultural no âmbito da programação da iniciativa Coimbra Região de Cultura, promovida pela CIM Região de Coimbra.

Uma visita diferente pela coleção e pelos objetos que a constituem, contada através das histórias e memórias do Dr. Louzã Henriques, recolhidas por Manuela Cruzeiro, sua biógrafa, e de um poema seu lido por Leonor Barata. Lugar ainda às modas da Serra da Lousã interpretadas por Osvaldo Serra e coreografadas e dançadas por Clara Carvalho. Esta iniciativa poderá ser acompanhada online atavés do Facebook em: https://www.facebook.com/events/557169281958567/?ref=newsfeed

No mesmo dia, 25 de julho, domingo, pelas 21h30, no Anfiteatro do Parque Carlos Reis, terá lugar o espetáculo de teatro “NOSOCÓMICO”, uma produção da Companhia Teatro das Beiras.

Este espetáculo partiu de dois dos primeiros textos de Molière: “Médecin Volant” (Médico Volante) e “La Jalousie du Barbouillé” (A Ciumeira do Enjoado). Já neles se nota o enorme talento que veio a consagrar o Mestre: um humor feito de irreverência, de quebra de preconceitos, de crítica social desbragada, sem filtros, sem auto-censura.

Esta iniciativa – tal como a conferência com Jorge Serafim e o espetáculo “Mulheres Ácidas” inserem-se no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana, promovida pelos Municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Penela, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para assistir às iniciativas no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana, assim como para a visita performativa “Re-Existir”, será necessário efetuar reserva de lugar através do email maia.costa@cm-lousa.pt ou através dos contatos telefónicos 239 993372 (Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos) e 239 990040 (Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques). Poderá, também, ser efetuada marcação presencial no balcão da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

Já de 23 a 25 de julho, a Aldeia do Xisto da Cerdeira, acolhe a iniciativa “Elementos à Solta – Art meets nature”, este ano com o tema “Reconstrução do Mundo”.

A 14ª edição do Elementos à Solta, organizado pela Cerdeira Home for Creativity, propõe um mundo feito de arte: da poesia à escultura, da música, aos ofícios. A arte andará “à solta” pela aldeia, com exposições interativas, espetáculos originais e workshops criativos para todos os que quiserem participar.

Poderá consultar o programa completo desta iniciativa em: https://www.cerdeirahomeforcreativity.com/eventos#eventos/elementos-a-solta