Informação relativamente à intervenção nos trilhos do Louzanpark.
Informação.
publicado a 13 de maio de 2020

No seguimento de informação tornada pública hoje pelo Montanha Clube entendemos pertinente informar o seguinte:

1 – Lamentamos o sucedido;

2 - A gestão da zona em causa é do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e dos Baldios da Lousã ,bem como de particulares, ou seja, a Câmara Municipal, a exemplo do que acontece em grande parte da mancha florestal da Serra da Lousã do Concelho, não tem intervenção na gestão florestal, venda do material lenhoso, nem no acompanhamento dos trabalhos promovidos por operadores florestais por não ser uma competência da autarquia.

3 - Tendo tido conhecimento desta situação, a Câmara Municipal encaminhou esta informação às entidades competentes no sentido de que a situação seja acompanhada e que sejam repostas as condições de circulação dos referidos trilhos com a maior brevidade possível.

4 - A Câmara Municipal, consciente da dimensão das intervenções de remoção de material lenhoso – na sua maioria árvores afetadas pelo nemátodo - já por diversas vezes manifestou a sua preocupação para a forma como as mesmas são executadas, tendo mesmo sido remetida – em março de 2019 - uma comunicação ao Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural onde alertava para a necessidade de definição de um plano de gestão e acompanhamento dos trabalhos a desenvolver no espaço florestal, assim como ações de revalorização e reflorestação deste importante perímetro florestal. Em resposta, via ICNF, fomos informados que estes trabalhos se referem a intervenções fitossanitárias necessárias e que, logo que as mesmas terminem, será implementado um projeto de recuperação.