Jornadas Europeias do Património – Iniciativas promovidas no concelho mobilizam centenas de participantes
Atividades tiveram como objetivo a partilha de memórias
publicado a 1 de outubro de 2018

Com um programa que tinha como objetivo enriquecer a experiência cívica de partilha de memórias, o programa definido pela Câmara Municipal da Lousã para assinalar as Jornadas Europeias do Património, contou com a adesão de centenas de pessoas.

O programa teve início no dia 28, com a exposição, nas escolas com 2º e 3º ciclos, de algumas peças de arte, para conhecimento, estudo e sensibilização para o património edificado na Lousã, um projeto sob o tema “Isto é Arte – Museu Partilhado” desenvolvido no âmbito do projeto municipal MUSA (MUSeuAqui), que também foi apresentado publicamente durante as jornadas.

O sábado foi de atividade intensa. No período da manhã, o Mercado Municipal acolheu a iniciativa “Esta escola… o que me conta?”, uma ação de rua de recolha de memórias da escola primária Conde Ferreira, enquadrada numa residência artística, realizada no âmbito do Projeto “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentido” sobre vivências de escola.

No período da tarde foi promovida a iniciativa “Memórias Habitadas” onde foi efetuado o desafio aos participantes para que, através de um passeio orientado pela Vila, fossem partilhassem experiências profissionais, memórias e vivências.

Esta iniciativa, promovida em parceria com o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra e que contou com mais de meia centena de participantes, assumiu-se como um primeiro passo para o conhecimento e reconhecimento das caraterísticas e valores do património urbano corrente, através de diferentes olhares e sensibilidades: a tecnologia, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a escrita, o diálogo e as memórias.

A encerrar o programa das Jornadas Europeias do Património, no domingo, no Museu Álvaro Viana de Lemos, teve lugar a ação Museu, História(s), Música e Memórias, onde foi apresentado o projeto municipal MUSA, decorreu a iniciativa “Partilhar Memórias”, com José Ricardo Almeida que falou das suas memórias sobre a casa onde atualmente funciona o Museu Professor Álvaro Viana de Lemos, seguido de um concerto pelos alunos da Escola de Música da Associação Filarmónica Serpinense, que pretendeu, também, assinalar o Dia Mundial da Música, comemorado hoje.