Portal Institucional

Lançamento da obra “Poemas Absurdos & A Palavra e o Mundo”, de Carlos Carranca (1957-2019).
Livro póstumo de Carlos Carranca lançado no âmbito do Dia Mundial da Poesia.
publicado a 19 de março de 2021

No âmbito do Dia Mundial da Poesia, que se assinala no domingo, a editora Minerva irá lançar a obra póstuma de Carlos Carranca, “Poemas Absurdos & A Palavra e o Mundo”, apoiada pela Câmara Municipal da Lousã.

Os dois livros de poesia que integram este volume foram escritos por Carlos Carranca nos seus últimos meses de vida.

Durante a sua luta nas camas de hospital, o poeta usou a sua força, também, para escrever estes textos no seu caderno e usou os seus últimos tragos de ar para os ditar, sílaba a sílaba, à sua família.

"Poemas Absurdos & A Palavra e o Mundo" chega-nos de um lugar entre a vida e a morte, entre a presença e a ausência. É o gesto derradeiro de uma figura emblemática da cultura portuguesa que, frente a frente com o abismo e a dor inevitáveis, ergue corajosamente a luz de consciência da poesia.

Presença constante em várias iniciativas de índole cultural e sociais promovidas pela Câmara Municipal, Carlos Carranca era uma pessoa de trato fácil, um apaixonado por esta terra e pelas suas gentes, tendo uma habitação no lugar de Prilhão, freguesia da Lousã e Vilarinho.

Foi distinguido em 2015 pela Câmara Municipal da Lousã com o Prémio Vicente Ferrer – Carreira, na Gala do Feriado Municipal, Prémios Lausus, o Poeta nunca escondeu o seu amor pela Lousã, professando-o, publicamente, em diversas ocasiões.

Como forma de homenagear o seu amor à Lousã, a Autarquia lançou, também, um concurso literário com o seu nome.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.