Lousã assinala Dia da Floresta Autóctone com visita a plantações
publicado a 23 de novembro de 2021
Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone que se celebra hoje, dia 23 de novembro, a Câmara Municipal da Lousã efetuou uma visita de acompanhamento a diversos locais de plantação de árvores autóctones, no âmbito de uma candidatura elaborada pelo Município ao concurso "Preservar a Natureza", promovido pela E-REDES.
Até à data foram plantadas cerca de 10.000 árvores autóctones: sobreiros "Quercus suber", medronheiros "Arbustus unedo" e carvalhos portugueses "Quercus faginea". As plantações decorreram na Mata do Sobral, Baldios da Cerdeira e do Candal, na Chã do Freixo, no Brejo (Gândaras), entre outros locais, contribuindo para a recuperação da biodiversidade.
Em breve serão plantadas mais 3000 árvores no Terreiro das Bruxas e ainda 3250 em terreno já mobilizado, da Junta de Freguesia de Foz de Arouce e Casal de Ermio, estando previstas outras ações de plantação que se prevê ocorrerem na presente época.
De assinalar que em março de 2021 foram assinadas cartas de compromisso com entidades do Concelho que assumiram a plantação destas árvores, nomeadamente com as quatro juntas de freguesia do Concelho, com os Conselhos Diretivo dos Baldios da Extinta Freguesia de Vilarinho, da Lousã, do Candal, da Cerdeira e do Catarredor.