O trabalho realizado no Concelho para a igualdade dos cidadãos independentemente da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais foi ontem destacado nos Prémios Arco-Íris da ILGA Portugal.
Este prémio destacou a forma como o Município, em parceria com o Contrato Municipal de Desenvolvimento Social 4G/ACTIVAR e outros parceiros tais como as Juntas de Freguesia, assinalou, no passado dia 20 de novembro, o Dia da Memória Trans.
Nesta data são recordadas todas as pessoas transgénero que foram vítimas de homicídio motivado por preconceito e ódio em relação à sua identidade.
No concelho decorreram diversas iniciativas como a distribuição à população e difusão nas redes sociais de um conjunto de frases. O CLDS4G/ACTIVAR andou pelas ruas da Lousã a distribuir pulseiras de solidariedade para com a comunidade LGBTI e folhetos que afirmam os direitos das pessoas Trans.
Tal como a Câmara Municipal, também as Juntas de Freguesia da Lousã e Vilarinho, das Gândaras, de Foz de Arouce e Casal de Ermio se associaram a este dia, tendo sido iluminados vários edifícios com as cores da Bandeira Trans.
No ano passado, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género premiou a Lousã com o prémio "Viver em igualdade" e este prémio "Arco-Íris" mostra-nos que estamos no caminho certo. Agradecemos o estímulo que a ILGA Portugal, a AMPLOS e a Rede Ex Aequo, os nossos parceiros e os cidadãos da Lousã nos dão para continuarmos o nosso trabalho.
# CIG #AtéàIgualdade