Lousã investe em Rede de Desfibrilhação Automática Externa
Investimento de 35.600 euros integrado no Programa Nacional de Desfibrilhação Externa
publicado a 9 de fevereiro de 2022

A Câmara Municipal da Lousã está a implementar uma Rede de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), um investimento de 35.600€.

Integrada no Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa, a primeira fase de implementação contemplou a aquisição de 15 equipamentos DAE, que irão ser instalados em 10 Escolas, 2 Pavilhões Desportivos, na Piscina Municipal, no Parque Municipal de Exposições e Edifício dos Paços do Concelho, num total de 15 edifícios públicos.

Paralelamente à aquisição de equipamentos, a formação de operacionais DAE iniciou-se no dia 7 fevereiro de 2022 e conta com 15 ações, capacitando cerca de 90 pessoas com formação certificada em SBV - Suporte Básico de Vida.

Reconhecendo a importância determinante dos equipamentos DAE na expectativa do aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, este investimento pretende garantir uma maior proximidade e rapidez na resposta em situação de fibrilhação ventricular, criando condições que reforcem a cadeia de sobrevivência.

Para Luís Antunes, este investimento “representa um acréscimo relevante na resposta a situação de emergência médica desta especificidade no Concelho, uma área particularmente sensível”. O Presidente da Câmara adiantou ainda que “nesta primeira fase foram escolhidos estes 15 equipamentos públicos, porque são espaços com elevada presença de pessoas e muitas atividades, existindo a perspetiva de alargar a outros equipamentos e espaços públicos”. A finalizar Luís Antunes destacou que “o número de pessoas que – através da formação certificada – ficam habilitadas a utilizar os DAE”.