Lousã no 6.º lugar do Índice de Sustentabilidade ECOXXI.
Autarquia volta a ter uma classificação acima dos 80%.
publicado a 23 de setembro de 2021

Decorreu ontem em Santo Tirso a entrega do Galardão ECOXXI 2021, prémio da Associação Bandeira Azul da Europa que resulta de uma avaliação ambiental aos Municípios e reconhece o Índice de Sustentabilidade dos mesmos.

Este ano, candidataram-se quase um quinto dos municípios portugueses. De entre os 58 municípios candidatos, a Lousã ficou classificada em 6.º lugar.

O 1.º lugar coube a Pombal, seguido de Torres Vedras, Braga, Águeda e Sintra, e a Lousã ficou posicionada à frente de outros municípios como Oeiras, Leiria, Santo Tirso e Maia. Todos estes municípios obtiveram uma Classificação de Topo, ou seja, uma avaliação superior a 80%, sendo a 5.ª vez que a Lousã é enquadrada no patamar entre os 80% e os 90% (tal como em 2016, 2017, 2018 e 2020).

Os indicadores para aferição da Sustentabilidade foram, nesta edição, 22: Educação Ambiental; Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres; Bandeira Azul; Participação, Cidadania e Governança; Informação disponível aos munícipes; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Qualidade; Áreas Classificadas; Conservação da Natureza (Biogeodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade da Água para Consumo Humano; Qualidade dos Serviços de Águas; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Eficiência Energética; Mobilidade; Qualidade do Ambiente Sonoro; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Turismo; Sustentabilidade em Contexto de Pandemia.

Foi a 12.ª vez que o Município da Lousã foi avaliado pelo ECO XXI, através de um júri independente e constituído por uma Comissão Nacional: Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Agência para a Energia (ADENE), Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE/FEE P), Associação das Agências de Energia e Ambiente – Rede Nacional (RNAE), Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), Biodiversity4All, CIDAADS, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR): Norte; Centro; LVT; Alentejo; Algarve, Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Direção Geral de Educação – Ministério da Educação e Ciência (DGE-MEC), Direção Geral do Território (DGT), Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores (DRAAC Açores), Direção Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas da Madeira (DRAAC Madeira), Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza da Madeira (DRFCN), Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), Instituto de Desenvolvimento e Inovação Social, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Instituto Português da Qualidade (IPQ), Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), Jorge Cristino, José Ramalho, Mário Alves, MEO, Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, UrbActiv.