Lousã, primeiro município a apresentar iniciativa @GIR à comunidade
publicado a 23 de maio de 2022

Foi apresentado hoje, no auditório do Museu Professor Álvaro Viana de Lemos, o projecto @GIR - Gabinete de Inovação Regional, iniciativa do Politécnico de Coimbra e que pretende levar a inovação aos territórios da região, com foco no interior.

A sessão contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, da Vice-Presidente do Politécnico de Coimbra (IPC) e responsável pela interface com a comunidade, Érica Castanheira e de Joana Ramos, Coordenadora do Gabinete de Interface com a Comunidade.

A missão do @GIR é apoiar a inovação tecnológica e empresarial de base regional, promovendo uma ligação do conhecimento à prática e contribuindo para o reforço da competitividade da economia regional. Salienta-se como objectivos principais desta iniciativa, a criação de redes de inovação e partilha de conhecimento, a qualificação de recursos humanos, a qualificação do tecido empresarial e o apoio à inovação nas empresas, instituições e associações do município e da Região.

Quinzenalmente a equipa multidisciplinar do projecto @GIR - Gabinete de Inovação Regional, estará disponível para reuniões de trabalho e visitas a empresas e instituições do concelho em estreita colaboração com o Gabinete de Apoio aos Empresários / Empreendedores e a Associação Empresarial da Serra da Lousã (AESL).

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, “este é mais um projecto em colaboração com o IPC, tendo sido lançado na semana passada na Escola da Floresta, que permitirá apoiar os actores locais uma vez que promove a inovação e a transferência de conhecimento em estreita ligação com as unidades orgânicas do IPC”.

Foi ainda apresentada a equipa multidisciplinar @GIR, constituída por elementos de várias áreas que vão desde a engenharia, à gestão, comunicação, florestas e ambiente.

Para além da Câmara Municipal da Lousã, são parceiros deste projeto, a Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Turismo do Centro, entre outras Câmaras Municipais e Associações de Desenvolvimento.