Lousã reduz dívida em mais de meio milhão de euros.
Documentos foram aprovados na Sessão que teve lugar ontem.
publicado a 26 de junho de 2020

A Assembleia Municipal aprovou ontem, na sessão que teve lugar na Escola Secundária da Lousã, os documentos relativos à Prestação de Contas e Relatório de Gestão do exercício de 2019.

Os documentos apresentam-se como um instrumento equilibrado, realista e rigoroso, fruto de uma contínua política de gestão adaptada à melhoria da qualidade de vida no Concelho.

De destacar que, apesar da gestão autárquica continuar a ser confrontada com grandes e diversos desafios, os documentos refletem uma redução da dívida a medio e longo prazo de mais de meio milhão de euros.

Em termos orçamentais a receita atingiu uma execução de 85,39% (14.407.097,46€) e a despesa 83,42% (14 074 217,17€).

As Grandes Opções do Plano, que incluem os investimentos municipais, foram executadas em mais de 74% (7 096 728,16€).

De destacar que cerca de 50% do investimento municipal, foi concretizado com recurso a verbas recebidas a fundo perdido, obtidas através de candidaturas efetuadas pela Câmara Municipal a fontes de financiamento (comunitárias e nacionais) o que é revelador do trabalho de qualidade realizado na preparação destas candidaturas e da pertinência das mesmas.

O exercício de 2019 foi encerrado sem pagamentos em atraso e com um prazo médio de pagamento muito abaixo dos 90 dias previstos na Lei.

Apesar dos significativos investimentos realizados ao longo dos anos pela Câmara Municipal, a Autarquia continua a cumprir com os limites ao endividamento Municipal, tendo uma margem na ordem dos 2 800 000€ (dois milhões e oitocentos mil euros), o que na prática significa que a Câmara Municipal poderá – caso seja necessário – recorrer ao crédito para concluir ou implementar projetos ou novos investimentos.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, destacou que “Atendendo aos inúmeros desafios com que as Autarquias Locais – e em particular os Municípios – têm sido confrontados, entendemos que a informação financeira apresentada comprova a concretização dos objetivos definidos de forma sustentada, assegurando a conjugação de um volume considerável e transversal de investimentos – como a empreitada de qualificação e acessibilização do Castelo da Lousã, a beneficiação do Pavilhão Municipal N.º 2, o projeto intermunicipal de promoção do sucesso escolar e outras - com o equilíbrio ao nível da gestão.”

O Autarca reforçou ainda que, “apesar da estabilidade explanada nestes documentos, o exercício de 2020 será marcado por desafios muito imprevisíveis – devido à pandemia COVID-19 e a todas as dificuldades a ela associadas – que podem ter um impacto significativo nas empresas, instituições e famílias do Concelho, sendo que a Autarquia tudo fará para minorar este impacto.