Município da Lousã distinguido como “Território de Longevidade”
Iniciativa distingue os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro
publicado a 20 de dezembro de 2023

O Município da Lousã recebeu ontem, no Cais Criativo Costa Nova em Ílhavo, a distinção como “Território de Longevidade”, uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Esta iniciativa da CCRDC contou com a colaboração da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no desenvolvimento de uma proposta metodológica que vise identificar e classificar as dinâmicas territoriais locais, de forma a distinguir os Territórios mais amigos da Longevidade, isto é, os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e participativo, analisando o desempenho age-friendly dos territórios, a incidência de iniciativas de envelhecimento ativo e saudável, a partir da análise à abrangência territorial, maturidade e capacidade de estabelecer redes e parcerias das candidaturas submetidas às cinco edições do Prémio Regional de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável (2017, 2018, 2019, 2021 e 2022).

Para Luís Antunes, Presidente da Autarquia da Lousã, “este é mais um reconhecimento do robusto investimento que fazemos nas pessoas, há vários anos, neste caso na população Sénior e concretizado no Plano Municipal Sénior”. Luís Antunes adiantou ainda “que esta estratégia terá continuidade no futuro e realçou os 10,5 milhões de euros do Orçamento Municipal para 2024 destinados à Coesão Social”.