Município da Lousã forma Munícipes e entrega equipamentos para programa de compostagem doméstica
Iniciativa insere-se no projeto Lousã Recicla +
publicado a 28 de outubro de 2019

Na próxima quarta feira, dia 30 de outubro, pelas 18h45, no Parque Municipal de Exposições, a Câmara Municipal irá proceder à entrega de cerca de 200 compostores que têm como objetivo a implementação de um programa de compostagem doméstica, onde os Lousanenses são desafiados a ter um papel ativo neste processo.

De referir que esta iniciativa contempla, também, um momento formativo e surge após um período onde foram abertas as inscrições para a receção deste equipamento.

Esta medida é destinada a residentes no Concelho que disponham de espaço exterior na sua habitação e que pretendam tratar os seus resíduos orgânicos de forma mais sustentável.

A iniciativa tem como objetivo desviar de aterro até 95 toneladas de RUB (resíduos urbanos biodegradáveis) por ano.

O resultado do processo de transformação biológica – designado compostagem - é o composto, um fertilizante ou adubo, que no solo funciona como corretor agrícola, nutrindo o solo, melhorando as suas propriedades físicas, químicas e a sua estrutura, evitando o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

Este programa integra-se num conjunto mais vasto de ações com o objetivo de promover a prevenção e valorização de resíduos, onde se insere, também, o projeto “Aldeias Resíduos Zero”, uma aposta do Município da Lousã na inovação, sendo o primeiro município português a aplicar o conceito integrado “Zero Waste” numa Aldeia do Xisto.

O projeto piloto na Aldeia do Xisto da Cerdeira tem como objetivo que todos os resíduos valorizáveis sejam recolhidos seletivamente ou tratados localmente (compostagem comunitária) com baixo impacto ambiental e redução da pegada de carbono, comparativamente com às atuais práticas de recolha e transporte para as centrais de Tratamento Mecânico e Biológico da ERSUC, demonstrando também que tecnologias simples, mas avançadas, usando a compostagem em tambores rotativos, ainda pouco conhecidas e divulgadas em Portugal, aceleram o processo e tornam-no aceitável para os utilizadores.

Estes investimentos são financiados pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, e visam o cumprimento de metas nacionais na área da Promoção da Reciclagem Multimaterial e Orgânica de Resíduos Urbanos.