O Município da Lousã, no âmbito das suas responsabilidades ambientais tem assumido, ao longo dos últimos anos, um compromisso claro com as gerações futuras, corporizado por um conjunto de políticas inovadoras no domínio do ambiente e que têm contribuído para o desenvolvimento sustentável do território.
Uma vez mais, o Município da Lousã volta a ser um exemplo no domínio da sensibilização ambiental, por ter sido capaz de desenvolver o projeto Lousã Recicla e que foi reconhecido por parte da Sociedade Ponto Verde, por se apresentar como um instrumento que vai incentivar as empresas e a população em geral a assumirem a reciclagem como um hábito do quotidiano e, por essa via, ser um contribuinte importante e ativo para o cumprimento das metas na dimensão da reciclagem.
A apresentação pública que decorreu, hoje, no Auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro e contou com a atuação musical do grupo da ARCIL “Contradições”, deu a conhecer o projeto Lousã Recicla, idealizado para abranger o ecossistema da Lousã, através de 3 ações que concorrem para metas facilmente mensuráveis e que vão fazer perceber a adesão das empresas e dos cidadãos ao mesmo.
A Ação, “Comigo, do Vidro se Faz vidro” é exclusivamente direcionada para todas as empresas que integram o canal Horeca. Como se percebe, é neste setor que o consumo de embalagens de vidro é mais significativo e, por isso, é de elevada importância que ocorra uma adesão das empresas que compõe o setor ao projeto, para ser possível encaminhar o maior número, senão a totalidade de vidro consumido para os circuitos de reciclagem.
A Ação “Certificado Lousã Recicla” é uma atividade mais ampla para abranger todos os empresários instalados no concelho, independentemente da sua dimensão ou atividade. Importa, acima de tudo que os empresários ganhem a consciência de que é fulcral criar circuitos que permitam e incentivem à reciclagem em contexto laboral.
Já ação “Na lousã, ao reciclar está a ganhar”, dirigida a toda a população do concelho, pretende-se, através de cartão de pontos, incentivar e incutir, especialmente nos mais jovens o hábito de efetuarem a separação de resíduos em contexto doméstico.
Importa referir que, a entrega do material separado deve ocorrer no Ecocentro Municipal da Lousã para que os cartões possam ser carimbados e quando preenchidos na totalidade, os cidadãos vão ser premiados com uma oferta do município, como forma de reconhecimento, nomeadamente acesso a equipamentos municipais ou produtos endógenos.
Para além da Sociedade Ponto Verde o projeto congrega ainda a AESL – Associação Empresarial da Serra da Lousã e a ARCIL que assumem papeis fundamentais no processo de divulgação e sensibilização do projeto e da reciclagem.