Município da Lousã preocupado com a vespa velutina
Autarquia alertou Ministro da Agricultura para a necessidade de medidas urgentes
publicado a 27 de dezembro de 2018

A Câmara Municipal da Lousã alertou recentemente o Ministério da Agricultura, para a necessidade de serem implementadas medidas que permitam combater os impactos negativos originados pela vespa velutina.

Na carta remetida ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, a Autarquia reforça que, apesar das ações implementadas por diversas entidades e pessoas – onde se incluem as Câmaras Municipais – os impactos negativos são grandes e diversificados.

A Autarquia reforça ainda que, apesar da existência do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina, face à dimensão dos prejuízos económicos e ambientais e do risco para a segurança pública, a estratégia terá que ser atualizada e a sua ação sustentada com a existência de um pacote financeiro específico que permita fazer frente a esta situação de calamidade que coloca em causa a existência da abelha melífera.

De referir que o aparecimento de um grande número de ninhos da vespa velutina no Concelho da Lousã e Concelhos vizinhos, tem afetado de forma muito substancial a produção de mel que, associada à quebra originada pelos incêndios de 2017, levou a que atividade apícola da Região e da Denominação de Origem Protegida (DOP) Serra da Lousã estejam a passar por sérias dificuldades que não podem ser resolvidas a nível local.