Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques reaberto à comunidade.
Cerimónia teve lugar no passado domingo.
publicado a 7 de setembro de 2020

Após obras de modernização, o Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques está de novo em funcionamento, afirmando-se, novamente, como um equipamento diferenciador, inovador e guardião da cultural do Mundo Rural.

A abertura teve lugar no dia 6 de setembro, dia em que o seu patrono, Louzã Henriques, falecido em julho de 2019, comemoraria 87 anos.

Além da coleção do Museu Etnográfico, que foi apresentada pelo gabinete “Providência Design” que desde setembro de 2018 desenvolveu este projeto, foi também inaugurada a exposição temporária Agricultura Lusitana 2015-2020, uma viagem cultural pelas Aldeias do Xisto, promovida pelas Aldeias do Xisto.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, referiu que, “esta intervenção é elucidativa da qualidade que a Autarquia pretende para a oferta cultural do Concelho e que, desta forma, estamos a perpetuar de forma muito digna a memória e o legado do Dr. Louzã Henriques.

O Autarca destacou ainda que “apesar do forte investimento realizado, é entendimento do Executivo que este será sempre um processo inacabado e que deve ser assumido como um ponto de partida e não como um ponto de chegada.”

Destacando o papel de todos os que colaboraram para a qualidade do trabalho realizado, Luís Antunes, enumerou ainda diversos “projetos já implementados ou em curso que são contributos efetivos para a promoção da cultura, como a entrada em funcionamento do Castelo, a instalação do MOMO-Museu do Circo na antiga Escola Primária de Foz de Arouce, o acolhimento de obras do Novo Banco que estão expostas no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos e a empreitada que está em curso de modernização do Cine Teatro.”
Já Suzana Meneses, Diretora Regional de Cultura, destacou os diversos investimentos realizados pela Câmara Municipal da Lousã – principalmente no último ano - e referiu a “importância da reabertura do museu inteiramente renovado, com novas interpretações e novas visões em torno das histórias que constituem a essência identitária dos povos da Serra da Lousã, perpetuando, deste modo, a relação das comunidades consigo mesmas.”

A abertura contou ainda com a presença do grupo “Segue-me à Capela”, que proporcionou uma experiência sonora ligada à temática do Museu e ao seu patrono.

A requalificação deste Museu e da sua Coleção – que significou um investimento superior a 150 000€, resultou de Candidatura ao Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível.