Portal Institucional

Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques reabre após obras de modernização.
Reabertura terá lugar no próximo domingo, dia 6 de setembro.
publicado a 1 de setembro de 2020

O Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, na Lousã, irá reabrir no próximo domingo, dia 6 de setembro, pelas 15h, após obras de requalificação, com um novo projeto etnográfico.

A reabertura deste importante equipamento ocorre no dia em que se assinalam os 87 anos do nascimento do seu patrono, o médico e ativista antifascista, Louzã Henriques, falecido a 29 de julho de 2019.

Atendendo à situação de pandemia e à necessidade de implementação de diversas medidas de segurança as visitas serão condicionadas.

Esta intervenção, cujo projeto museográfico foi desenvolvido pelo gabinete Providencia Design, autor de vários projetos premiados a nível nacional, tendo sido o projeto desenvolvido no âmbito de uma candidatura europeia para acessibilidades em espaços culturais (Turismo Acessível), salientando a inclusão como uma experiência de receção museal, sublinhando o carater lúdico, e atraente dessa experiência, com renovação do mobiliário expositivo, iluminação, audioguias, sistemas de multimédia e realidade aumentada.

A conceção fundante deste Museu remete não apenas para a preservação do património e aquisição de conhecimento, como também para uma experiência rica e gratificante por parte do visitante.

A narrativa museográfica dá luz às dimensões materiais e imateriais das várias atividades ligadas ao “Mundo Rural”, pretendendo-se preservar a memória e a identidade dos povos da Serra da Lousã.

O Museu Etnográfico Louzã Henriques está integrado no projeto Ecomuseu da Serra da Lousã. Foi inaugurado pelo Presidente da República Dr. Mário Soares em 7 de julho de 1990, nas instalações da antiga Escola de Conde Ferreira e reinaugurado em 24 de junho de 2005 nas atuais instalações, apresentando um espólio etnográfico diversificado, de abrangência nacional, onde se podem encontrar instrumentos relacionados com a agricultura, como alfaias agrícolas e sistemas de atrelagem.

Neste dia será também apresentada a exposição Agricultura Lusitana 2015-2020, uma viagem cultural pelas Aldeias do Xisto, promovida pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A requalificação deste Museu e da sua Coleção resulta de Candidatura ao Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível e significa um investimento de 150 000€.

 

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.