Pesar pelo falecimento de António de Matos Ferreira
Em 2015 foi galardoado com o Prémio Lausus.
publicado a 13 de dezembro de 2021
A Câmara Municipal da Lousã manifesta pesar pelo falecimento de António de Matos Ferreira.
Nasceu em abril de 1942 em Cantanhede, viveu em Moçambique entre 1962 e 1974 e começou a pintar por volta dos anos 70.
Possuía atelier na Lousã e expunha, regularmente, desde 1993, em Portugal, Espanha, França e Suíça, onde se encontra representado em coleções públicas e privadas.
Do seu trabalho fazem parte exposições coletivas e individuais, de se destacam: Diálogos…Entre Esculturas e Telas com Alma – Casa de Santa Maria-Cascais-Novembro 21012; -Diálogos (…entre a realidade e a utopia) – Teatro de Vila Real – Maio/Junho 2013; UTOPIA(S) -Museu Dr. Louzã Henriques – Lousã –Novembro/Dezembro-2013; -Memórias D’Aquém e D’Além- Museu Municipal de Coimbra/Chiado – Abril/Maio 2015.
Autoditata puro, DeMatos continuou, sempre, sem se desencorajar, à procura de uma pintura diferente que fosse o retrato da sua alma e do mundo que o rodeava.
Um percurso artístico público de qualidade e de mérito reconhecido pelo Município da Lousã em 2015, com a atribuição do Prémio LAUSUS.