Primeiras famílias de refugiados chegaram à Lousã
Acolhimento e apoios diversos assegurados no âmbito do projeto “Solidariedade Ucrânia”
publicado a 19 de março de 2022

As primeiras famílias de refugiados vindas da Ucrânia já chegaram à Lousã e foram recebidas na Câmara Municipal da Lousã, no âmbito do projeto “Solidariedade Ucrânia”.

Devidamente enquadrados e acompanhados por familiares ucranianos que já residem no
Concelho e que prestam um precioso apoio - nomeadamente na tradução, mas não só – os
cidadãos ucranianos receberam a informação mais importante nesta primeira fase,
especialmente de alojamento e primeiras necessidades.

Os serviços da Autarquia – em parceria com outras entidades e cidadãos privados – irão prestar todo o apoio necessário em diversas vertentes que são essenciais para uma integração com sucesso na comunidade lousanense, nomeadamente na procura de emprego (onde já existem mais de 50 vagas identificadas), nas inscrições no sistema educativo das crianças e jovens e em todo o processo burocrático e administrativo que seja necessário. Além disso, os serviços de intervenção social da Autarquia irão ter uma atenção permanente a todas as necessidades e requisitos que venham a surgir.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal, “o papel da Autarquia neste processo passa por organizar todas as diversas ofertas de apoio que felizmente a comunidade Lousanense e as entidades oficiais disponibilizam, e, acima de tudo, garantir que os cidadãos que agora recebemos tenham uma transição o mais simples possível, uma vez que, infelizmente, já passaram por demasiados desafios que agora os obrigam a mudar de vida”.

O Presidente da Câmara Municipal garantiu ainda “que a Câmara Municipal fará tudo o que estiver ao seu alcance para que a integração na comunidade da Lousã seja plena e de sucesso, com a  certeza que estes cidadãos que agora recebemos vêm acrescentar, cada um à sua maneira, valor e contributos para o nosso Concelho”.