Projeto “Lousã Recicla +” mobiliza comunidade escolar.
Autarquia entrega 2500 sacos para que os alunos possam trazer os resíduos recicláveis para serem encaminhados pelo projeto “Lousã Recicla + na Escola”.
publicado a 13 de fevereiro de 2020

A Câmara Municipal da Lousã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Lousã, iniciou hoje a distribuição de 2500 sacos aos alunos de todos os ciclos de ensino do Concelho, onde se inclui o ensino profissional e os Jardins de Infância da ADIC e da Santa Casa da Misericórdia, que tem como objetivo incentivar os alunos a levarem de casa para as Escolas os resíduos recicláveis para serem encaminhados através do projeto “Lousã Recicla + na Escola”.

É a soma destes gestos que contribui para a sustentabilidade ambiental e ações de solidariedade social com expressivo significado.

Desde da data de implementação do projeto, em 2018, até dezembro de 2019, foram recolhidos nos vários estabelecimentos de ensino 71 200kg de papel e cartão e 47 560 kg de embalagens de plástico e metal, que resultaram no montante de 17 567,60€ aplicados na aquisição de equipamentos/ajudas técnicas e tratamentos médicos de Lousanenses.

De referir que, no âmbito do projeto “Lousã Recicla +” onde se inserem os programas desenvolvidos nas Escolas, foram promovidas diversas iniciativas e ações como a colocação de 20 novas baterias de ecoponto e a instalação de 10 conjuntos de ecoponto subterrâneo, adquirida uma viatura especial de recolha de resíduos, iniciado o projeto de compostagem doméstica – com a entrega de 200 compostores e o projeto de compostagem comunitária na aldeia do xisto da Cerdeira, a entrega de mais de 320 ecopontos domésticos aos alunos do 1.º ciclo e promovidas diversas ações de formação dirigidas a vários públicos. Foi também no âmbito deste projeto que foi construído o Ecocentro Municipal que entrará em funcionamento brevemente. No total, a Autarquia investiu 700 000€ com o apoio de Fundos Comunitários.

Este investimento permitiu que, entre 2016 e 2019, tenhamos aumentado de 58 para 101 baterias de ecopontos, a servir 6006 alojamentos (em 2016 eram 2814) e que cada habitante tenha evoluído de 26kg de resíduos separados por ano, para 72kg o que ilustra a importância das medidas implementadas.