Proposta para instalação de Vídeo Vigilância na Serra da Lousã é o projeto vencedor da edição de 2018 do Orçamento Participativo.
Quarta edição do Orçamento Participativo teve 11 propostas a votação.
publicado a 11 de outubro de 2018

Foram hoje apresentados os resultados da quarta edição do Orçamento Participativo (OP) da Lousã, tendo o vencedor, com 22,5% dos votos, sido o projeto “Floresta Verde, Floresta Viva – Vídeo Vigilância na Serra da Lousã”, cujos proponentes foram José Catarino e António Lima.

A proposta vencedora, que teve 348 votos, visa a instalação de um sistema de vídeo vigilância para prevenção de incêndios rurais na Serra da Lousã.

Em segundo lugar, com 317 votos, ficou o projeto “Máquina de Rastos”, proposto por Filipe Amado, e, em terceiro lugar, com 254 votos, o projeto “Crianças felizes aprendem melhor”, cuja proponente foi Maria Salomé Correia.

Em quarto lugar, com 148 votos, ficou o projeto “Percurso Pedonal e Ciclável entre Foz de Arouce e Casal de Ermio” proposto por Henrique Lourenço, Ricardo Ferreira, Rodolfo Correia e Afonso Carvalho, seguindo-se, em quinto lugar, com 115 votos, o projeto apresentado por João Pereira, intitulado “Remodelação da Praia da Sra. da Graça”.

Em sexto e sétimo lugar ficaram, respetivamente, os projetos “Lousã Digital” com 87 votos, proposto por Carlos Alves e os “Trilhos e Rotas Naturais do Rio Arouce”, com 80 votos, da autoria de Carla Salomé e Sandra Fernandes.

No oitavo lugar, com 77 votos, ficou o projeto “Pump Tracks”, proposto por Marco Sequeira, Ana Margarida Santos, Pedro Filipe, Fábio Marques, Joana Barata e Cátia Henriques e, em nono lugar, o projeto “Centro Cultural e Polivalente” que obteve 58 votos e teve a autoria de Lara Moio e Amândio Julião.

O décimo lugar foi ocupado pelo projeto “Campo de Desportos de Praia na Bogueira”, proposto por Fernando Rodrigues e que teve 36 votos e, em décimo primeiro lugar, ficou a proposta “Parque da Sra. da Pegada” que registou 22 votos e foi proposta por José Padrão.

Refira-se que estavam a votação 11 propostas, tendo sido registados 1542 votos, através do sistema de voto presencial.

O Presidente da Câmara, Luís Antunes, destacou que “o Orçamento Participativo tem como objetivo envolver os cidadãos nas decisões, fomentando a participação nas decisões que levam ao aumento da qualidade de vida no Concelho.”

Para além de felicitar todos os proponentes pela qualidade e pertinências das propostas, o Autarca informou, também, “que todas as propostas serão alvo de análise do Executivo.”

Luís Antunes, aproveitou ainda a ocasião para fazer um ponto de situação relativo ao projeto vencedor da edição de 2017, o Centro de Bem Estar Animal, que, segundo o edil “fruto da nova legislação e da exigência da mesma, teve que ser redimensionado para assegurar todos os pressupostos legais, tendo a Autarquia efetuado uma candidatura para eventual financiamento deste projeto que irá ascender a 145 000€”.

O Presidente da Câmara da Lousã adiantou também que a localização deste equipamento será na Zona Empresarial do Alto do Padrão e que foi já promovida uma reunião com os proponentes para os colocar ao corrente do processo.

O Orçamento Participativo da Lousã visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos naturais, residentes e trabalhadores no concelho da Lousã, nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais, tendo sido disponibilizados 70 000€ para a execução do projeto vencedor.