Cerca de 400 alunos de 18 turmas da Lousã estão a desenvolver competências em Cidadania e Democracia Participativa, através da Academia MyPolis.
A Academia MyPolis é um projeto educativo de uso de tecnologias na sala de aula, em que através de estratégias e dinâmicas de jogos “gamificação” se estudam matérias curriculares e competências transversais.
O projeto consiste na disponibilização - aos docentes de Cidadania e Desenvolvimento e outros interessados - de ferramentas digitais divertidas, para aprender sobre os domínios de Cidadania que cruzam com outras disciplinas, de forma a olhar de forma crítica o território e para desenvolver soluções para transformar a comunidade.
Com a SPOT Games, os alunos jogam o SPOT Cidadania, recebendo um livro de aventuras em formato de banda desenhada, no qual serão os protagonistas, no papel de heróis e heroínas que são desafiados, página a página, a superar-se se e a reescrever o curso da sua própria história! Estas histórias apresentam cenários ligados aos domínios da Direção Geral da Educação - Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Igualdade de Género, Direitos Humanos, Interculturalidade e Saúde.
Com a MyPolis, explora-se uma mansão digital abandonada - a Mansão Civitas -, anteriormente ocupada por Agentes de Cidadania. Aqui, aprende-se sobre participação ativa e criam-se propostas de transformação do território que os alunos apresentam ao Executivo da Câmara Municipal numa Assembleia Digital, com todas as turmas participantes.
A Academia MyPolis - Pinhal Interior é uma Parceria Para o Impacto que resulta do trabalho conjunto de duas startups - a SPOT Games e a MyPolis. A parceria tem como Investidor Social a Câmara Municipal da Lousã e como beneficiários os alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã.