Início • Atividades Municipais • Ação Social • Voluntariado
O Banco de Voluntariado é o local de encontro entre as pessoas voluntárias e a organização promotora das atividades de interesse social e comunitário. Esta iniciativa procura ir além "do ato solidário espontâneo", passando ao "ato solidário organizado", porque através da solidariedade organizada teremos uma melhor gestão de recursos materiais e humanos.
Na Lousã, pode fazer voluntariado de âmbito social e comunitário nas seguintes áreas: Infância, Juventude, Deficiência, Idosos, Educação, Cultura, Ambiente, Desporto e Proteção Civil.
As pessoas interessadas em fazer voluntariado, bem como as entidades interessadas em receber voluntariado, devem contactar a Câmara Municipal, para serem entrevistadas.
O Banco da Lousã foi em criado 2003, tendo sido estabelecido um protocolo de colaboração para a sua dinamização com a ACTIVAR em 2016 e, em 2019, a gestão voltou a ser municipal. Em 2020 o Banco de Voluntariado da Lousã passa a ser feita no âmbito de estruturas da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, através da plataforma Portugal Voluntário (www.portugalvoluntario.pt).
A Câmara Municipal é a entidade enquadradora de voluntariado, ou seja, acolhe as candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado e encaminha-as para as entidades inscritas no Banco de Voluntariado (entidades promotoras), fazendo o acompanhamento, a formação e a avaliação.
:: Promover o encontro entre a oferta e procura de voluntários e organizações;
:: Sensibilizar os cidadãos para o voluntariado;
:: Divulgar programas e oportunidades de voluntariado;
:: Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado.
:: ACTIVAR - Associação de Cooperação da Lousã
:: ADIC - Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho
:: ADSCCL – Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares
:: ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã
:: Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras
:: Câmara Municipal da Lousã
:: Centro Paroquial de Solidariedade Social de Serpins
:: Centro Social de Casal de Ermio
:: Louzanimales - Associação pelos Animais da Lousã
:: Santa Casa da Misericórdia da Lousã
Os voluntários/as deverão ler e consultar o site da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, onde estão descritos os Direitos e Deveres dos Voluntários.
Deverão também privilegiar a autoformação nas matérias do voluntariado, bem como conhecer as entidades onde farão voluntariado, por exemplo, fazendo uma leitura atenta do site da entidade.
Dado que é cada vez mais importante cultivar o voluntariado, as trocas e as relações interpessoais, a Activar e a Câmara Municipal avançaram com a criação de um Banco de Tempo na Lousã.
Assim, quem estiver disposto a dar uma hora do seu tempo para prestar um serviço, receberá em retribuição uma hora para utilizar em benefício próprio.
O Banco de Tempo, dinamizado pela Activar, é um banco em tudo igual aos outros. Tem agências, horário, cheques, depósitos e a particularidade de utilizar o tempo como moeda de troca. O Banco Central é coordenado pelo Graal - um movimento internacional de mulheres motivadas pela procura espiritual e empenhadas na transformação do mundo numa comunidade global de justiça e de paz - e as agências locais são o resultado da parceria com instituições de proximidade.