Início • Atividades Municipais • Educação • Documentos Estruturantes
A Câmara Municipal ratificou a Carta das Cidades Educadoras e aderiu à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras em 2017. Esta Rede conta com 37 países do mundo e quase 500 “Cidades”.
A adesão a esta associação internacional de municípios permite debate e partilha de projetos comuns, com base num conjunto de princípios fomentadores de cidades com melhor qualidade de vida para os seus cidadãos, mais solidárias e inclusivas.
Com a adesão à Rede, a Lousã tem mais fácil acesso a conhecimento e iniciativas de organismos internacionais, fomenta parcerias, divulga experiências e boas práticas, dando a conhecer a particularidade da identidade do território da Lousã. Haverá também acesso a um Banco Internacional de Documentos, Monográficos Temáticos, Exposições, Boletins e participação em Congressos Internacionais.
O “Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra” é um documento da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra preparado a partir de um diagnóstico aos 19 municípios da Comunidade e que se materializa na realização de 12 atividades cofinanciadas pelo CENTRO 2020, Quadro Portugal 2020.
1. Equipas Multidisciplinares de intervenção Multinível
2. Promoção da educação parental
3. Dispositivos de prevenção do abandono escolar e de promoção do sucesso educativo dos alunos
4. Apoio a crianças institucionalizadas/carenciadas (não aplicável na Lousã)
5. Ações de capacitação para o pessoal não docente
6. Aprende com a tua Região
7. Aprendizagem ativa e experimental
8. Implementação de ambientes inovadores de educação
9. Ações de sensibilização e mobilização de competências digitais
10. Gestão e avaliação do projeto
11. Plano de Comunicação
12. Um projeto, um município
O Plano tem como referência as "competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida" designadas para os países da União Europeia. As iniciativas são desenvolvidas em articulação com o Agrupamento de Escolas da Lousã, sendo que as atividades 1, 5, 8 e 12 são de execução direta da Câmara Municipal.
Informações em https://www.cim-regiaodecoimbra.pt/
Articular as políticas, as práticas comunitárias e empresariais e os projetos educativos das escolas e centros de formação num projeto municipal alargado e integrado que envolva, numa interdependência mutuamente enriquecedora, as dimensões de educação e formação e de desenvolvimento económico, social e cultural é um imperativo dos dias de hoje.
Assim, desde 2013, o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra está, em conjunto com a Câmara Municipal da Lousã, a elaborar o Projeto Educativo Local, com o objetivo de edificar um concelho educador, inovador e criativo e planear uma articulação estratégica entre os diferentes atores educacionais, as diferentes comunidades e a sociedade civil do concelho, abrangendo as áreas económica, social, cultural, desportiva, entre outras.
Neste contexto, mais que a revisão da carta educativa concelhia prevista no âmbito da lei, todo o processo educativo do concelho da Lousã deve ser integrado num projeto educativo e este deve vir a assumir-se como um verdadeiro plano estratégico para a educação.
O Projeto Educativo Local pretende criar uma dinâmica integrada, onde a educação e a formação se encontram intimamente associadas ao desenvolvimento sustentável do território concelhio e da própria sub-região, de modo a que, num momento em que a competitividade territorial se intensifica, o concelho da Lousã se assuma como um território educativo de excelência.
O documento atualizado será disponibilizado brevemente.