A Câmara Municipal da Lousã – no âmbito dos investimentos na coesão social e em articulação com a Rede Social e os centros de recursos de distribuição alimentar – apoiou um total de 105 famílias, com 85 Cabazes de Natal e 105 conjuntos de Vales de Compras, incluindo 20 famílias que receberam Cabazes de Natal por outras entidades.
A entrega dos Cabazes e dos Vales de Compras ocorreu hoje, dia 20 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro da Lousã, contemplando um total de 105 famílias, tendo a Autarquia dado prioridade a famílias com filhos a cargo.
Os Cabazes são constituídos por produtos alusivos à época de Natal, bens de primeira necessidade e ainda alguns livros.
Já os Vales de Compras destinam-se a uso exclusivo de estabelecimentos do comércio local, onde podem adquirir ser adquiridos bens de primeira necessidade
A Câmara Municipal pretende proporcionar a todas estas famílias que enfrentam maiores dificuldades, uma Consoada um pouco mais feliz.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes “a intervenção estratégica da Autarquia na ação social, concretizada em parceria e proximidade, contribui para a coesão social e desenvolvimento do Concelho”.
Além disso, através dos Vales de Compra, “se concretiza mais uma forma de apoio ao comércio local, uma vez que os vales se destinam, em exclusivo, a uso nos estabelecimentos do Concelho”.
Ainda no âmbito das iniciativas de Natal, a Câmara Municipal da Lousã ofereceu livros a todos os alunos do ensino pré-escolar – público e privado - e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Lousã, e proporcionou ainda à Comunidade Escolar 4 sessões da peça “O Rei Vai Nu”.
A intervenção dos serviços de Ação Social da Câmara Municipal da Lousã tem vindo a assegurar apoios durante todo o ano a famílias vulneráveis, decorrente de avaliação no âmbito do seu atendimento e acompanhamento social ou referenciadas pelas entidades que integram a Rede de Ação Social, cujo apoio se concretiza através de bens alimentares ou apoios económicos, serviços, integração profissional no âmbito das medidas ativas de emprego, entre outros.
Este é um relevante trabalho desenvolvido em parceria com diversas entidades e instituições do Concelho e que concretiza uma aposta estratégica no eixo da coesão e que tem no Orçamento Municipal com uma dotação global de 28,3 milhões de euros registando um aumento de 172% face a 2024 e contemplando projetos de intervenção social e a ação social escolar, que representam 2,5 milhões de euros.