Jornadas Pedagógicas marcam o início do ano letivo na Lousã
Organização da Câmara Municipal, em articulação com o Agrupamento de Escolas a Lousã e a Status – Escola Profissional
publicado a 3 de setembro de 2024

A Câmara Municipal da Lousã, em articulação com o Agrupamento de Escolas da Lousã e a Status - Escola Profissional, promove, no próximo dia 6 de setembro, entre as 9.00 e as 12.30 horas, as Jornadas Pedagógicas de abertura do ano letivo 24 / 25.

Além de ser um momento de boas-vindas à Comunidade Educativa, pretende-se, com este evento, dar a conhecer o Concelho, as parcerias e os projetos  existentes, que contribuem para consolidação do processo educativo e para a afirmação da Lousã enquanto membro da Rede de Cidades Educadoras e promover a reflexão e o debate, ao longo do ano, sobre temas e inquietações da Educação, tais como: avaliação, inclusão, escola a tempo inteiro e tempo para brincar, tecnologias e Inteligência Artificial, o papel das artes e da cultura na formação integral das crianças.

A mesa redonda “Desafios da Escola Hoje” conta com o contributo e reflexão de três oradores convidados: Ariana Cosme: docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas  (CIIE) e Inspetora-geral da Educação e Ciência; Marco Bento: Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra, Investigador em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho, coordenador do Projecto Supertabi Maia e António Cerdeira: Coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes na região de Coimbra.

As jornadas terão lugar no Teatro Municipal da Lousã, espaço recentemente requalificado e que abrirá brevemente ao público, que acolhe este evento, afirmando simbolicamente a sua importância como âncora da estratégia cultural Municipal, na qual se pretende que Comunidade Educativa esteja ativamente implicada.

Durante as Jornadas serão assinados os protocolos de Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Atividades de Tempos Livres (ATL) e CLDS5G o que, em conjunto com as Refeições Escolares - nos Jardins de Infância, Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo e Escola Secundária – e de Lanches Escolares, representa um investimento de mais de 1 milhão e 300 mil euros, a que se junta a cedência de espaços por parte da Autarquia.

Note-se que, balizados pela estratégia de investimento no Capital Humano, nomeadamente na Educação, a Autarquia tem previstos investimentos superiores a 15 milhões de euros, nomeadamente com a requalificação da Escola Secundária da Lousã e da Escola Básica nº2.