Postal vivo de autenticidade e percurso do tempo, a Aldeia do Talasnal pede emprestadas as paisagens da Serra da Lousã, manto protetor e fonte de vida de todos os seus habitantes. Construída com o xisto que a Serra deu, é narradora de vidas, de vivências marcadas pelas agruras dos trabalhos da agricultura e pastorícia, da felicidade transformada em risos que só o espírito de comunhão de uma Aldeia permite. Os seus lagares, orgulhosos, recordam que ali se fazia o azeite, tempero do prato e da alma, fonte de sabores recriados nos restaurantes de hoje.
As águas que a percorrem, entoam músicas que a Serra dita, mostram caminhos antigos, percorridos tantas vezes na construção de memórias.
A antiga escola mantém-se lá. Acolhe quem visita a Aldeia, porto de abrigo de todos os que dela precisem. Reconverteu-se, mas não deixa esquecer que foi fonte de saber.
Visitar o Talasnal, protegido pela Rede Natura 2000, é entrar numa experiência de autenticidade, colocar um pé no passado e numa escola de vida, sentindo que integramos um pedaço da nossa história. O Talasnal manteve-se fiel a si próprio, integrado na Rede das Aldeias do Xisto, é certo que viverá único e autêntico, continuando a maravilhar gerações futuras.