De 26 a 28 de outubro, o projeto Europeu vai estar em análise na Lousã, com a realização da I Academia Europa, uma iniciativa organizada pelo Centro Europe Direct Região de Coimbra e pelo Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPEEC).
Este encontro – que conta com o apoio da Autarquia – tem início amanhã, 26 de outubro, com o acolhimento, pelas 18h30, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, contando esta sessão com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, com o Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, com a Diretora Regional do Centro do IPDJ, Catarina Durão e com Luís Marques, representante do NAPEEC.
Também amanhã, pelas 21h30, no Hotel Palácio da Lousã, terá lugar um diálogo com os cidadãos sobre o “Estado da União”, que contará com a participação do Eurodeputado António Marinho Pinto e da Deputada da Assembleia da República Margarida Marques, sendo painel moderado por Luís Marques.
No sábado, dia 27 de outubro, os trabalhos têm lugar na Pousada de Juventude da Lousã e iniciam-se, pelas 10h, com o tema “Orçamento Europeu”. Este painel será conduzido por António Portugal, em representação da Universidade de Coimbra, e contará com a participação de Jorge Brandão, Vice Presidente da CCDR Centro e do Eurodeputado José Manuel Fernandes.
Ainda no período da manhã, pelas 11h30, será promovida a reflexão “UE e NATO que futuro?”, com intervenções de Tiago Ferreira Lopes, da Universidade Portucalense, e Dina Sebastião, da Universidade de Coimbra.
Pelas 15h, com a participação de Isabel Camisão e João Nuno Calvão da Silva, em representação da Universidade de Coimbra e moderação de Ângelo Santos, da Federação Nacional de Estudos Europeus, estará em discussão a “Democracia na UE”.
Às 17h15, terá lugar um novo momento de debate sobre o “Nacionalismo Histórico: o caso Húngaro” com o Eurodeputado Miguel Viegas e com o Jurista André Pardal, seguindo-se a intervenção do Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente, intitulada “Desta vez eu voto”.
Pelas 21h30, com moderação do Lousanense João Fernando Ramos e com a participação de António Martins da Silva, da Universidade de Coimbra, Carlos Coelho, Eurodeputado e João Henriques, CSP Vera Cruz, será debatida a “Crise dos Refugiados e reforma do sistema político europeu.”
No domingo, dia 28 de outubro, o primeiro painel, pelas 11h, será dedicado ao “Serviço Voluntário Europeu (SVE)”, com intervenções de representantes da ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã e testemunhos de Voluntários do SVE. Segue-se a Sessão de Encerramento que contará com a presença de João Faria, Chefe de Equipa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, com o Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito e com Luís Marques do NAPEEC.
Após o almoço, será promovida uma caminhada tendo como objetivo a sensibilização ambiental, entre o Terreiro das Bruxas e a Aldeia do Xisto do Talasnal.