Portal Institucional

Lousã integra rede nacional de coworking “Teletrabalho no interior. Vida Local, Trabalho Global”.
Acordo assinado hoje em Vouzela.
publicado a 30 de abril de 2021

A Lousã é um dos oito concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra que passou a integrar, a partir de hoje, a rede nacional de coworking “Teletrabalho no interior. Vida Local, Trabalho Global”.

Os acordos de cooperação foram assinados hoje, em Vouzela, entre os municípios, a CIM Região de Coimbra, o Ministério da Coesão Territorial e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, numa sessão que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.

O estabelecimento destes espaços de coworking, previsto no Programa de Estabilização Económica e Social, vai contribuir para a dinamização dos territórios do Interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas, diminuindo a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica e melhorando a qualidade de vida das populações do Interior, ao promover a conciliação entre vida profissional e familiar.

Os espaços, disponibilizados pelas autarquias, vão estar devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à internet e vão ser divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação.

O teletrabalho e o coworking assumem particular importância para os territórios do Interior na redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões de elevada densidade populacional e as de menor densidade. A rede agora constituída, alinhada com os objetivos do Programa de Valorização do Interior, pretende incentivar a fixação de pessoas no interior do país e promover a partilha de experiências e ideias entre trabalhadores de vários contextos e origens.

 

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.