A Semana da Igualdade decorreu esta semana com muita participação e uma viagem experimental do MetroBus, entre Lousã e Serpins.
Na quinta-feira, Maria Rosário Gama, Presidente da APRe! - Aposentados, Pensionistas e Reformados, dinamizou uma sessão intitulada “Idadismo – Conquistas de Abril”. Grande defensora de um envelhecimento ativo, defendeu a importância da autonomia das pessoas mais velhas, das reformas dignas e da vida ativa e participada, na vida social e comunitária.
No dia seguinte, a Lousã recebeu Rosa Monteiro, investigadora do Centro de Estudos Sociais e Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade entre 2017 a 2022, bem como a técnica da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Vânia Fernandes, e a investigadora Beatriz Coimbra. Foi dinamizada uma mesa-redonda sobre “Igualdade de Género na Vida Local”, onde foram apresentados trabalhos que estão a ser desenvolvidos no âmbito das políticas locais.
Na sexta-feira passada, a AKTO – Direitos Humanos e Democracia ministrou uma ação, para formandos da ARCIL, sobre “Igualdade de Género”.
Ontem, Dia Internacional das Cidades Educadoras, e sob o mote “Cidade para tod@s” foi feita uma viagem experimental em Metro Bus Lousã- Serpins-Lousã, com a leitura da Declaração do Dia da Cidade Educadora 2024 durante a viagem e a declamação de poesia em Serpins. Esta iniciativa, organizada em estreita colaboração com a Metro Mondego, permitiu testar o transporte em situações diversas, uma vez que na viagem seguiu uma diversidade de pessoas como uma pessoa de bengala, uma pessoa cega, um carrinho de bebé, entre outros exemplos. Neste laboratório de aprendizagem circulante, os representantes da Metro Mondego responderam às questões e comentários dos participantes, e deixaram recomendações, tendo por exemplo explicado o perigo de circular a pé na via.
A “Semana da Igualdade” decorreu no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Concelho da Lousã, de acordo com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação que a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género faz cumprir.