Início • Serviços • Transportes
As entidades do Município da Lousã podem solicitar apoio para deslocações para o desenvolvimento de atividades cívicas, nomeadamente de âmbito cultural, desportivo ou educativo.
O pedido deverá dar entrada nos serviços da Câmara Municipal, por escrito e em formulário próprio, devidamente preenchido, com um mínimo de antecedência de 10 dias em relação à data prevista para a utilização. Os pedidos são analisados de acordo com um plano ou protocolo previamente definido ou caso a caso.
Sempre que houver lugar a transporte de crianças até aos 16 anos, deverá a entidade requerente, cumprir o previsto na Lei n.º 13/2006 de 17 de abril, no que se refere a Vigilante(s), nos seus requisitos e funções, bem como, nas suas responsabilidades como entidade organizadora.
A Lousã é servida por uma rede rodoviária de Transportes Públicos Regulares de Passageiros. Para detalhes sobre os horários e paragens consulte o site da TRANSDEV, o Serviço de Apoio a Clientes TRANSDEV 225 100 100, ou o agente TRANSDEV na Lousã - Livraria e Papelaria ABC 239 996 336.
Trata-se de um sistema de transporte público de características de transporte urbano e que pretende ser complementar à Rede Rodoviária de Transportes Públicos Regulares de Passageiros e procura dar resposta de aproximação das pessoas a locais de serviço público e privado (serviços financeiros, de saúde, comerciais, entre outros).
Consulte o folheto em https://cm-lousa.pt/wp-content/uploads/2024/07/af_sitflex_lousa_2023_rgb.pdf
Está funcionamento o “SIT Flexi, serviço de Transporte Flexível a Pedido da Região de Coimbra” que, no Concelho da Lousã, conta com a adesão de 11 taxistas que asseguram o serviço, de 5 rotas que integram as 4 freguesias deste concelho.
As tarifas têm preços que variam entre 1,05€ e 2,80€ dependendo da deslocação. A central de reservas funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 15h, sendo que as reservas deverão ser efetuadas até às 15h do dia anterior ao dia da viagem, através de uma chamada gratuita para o número de telefone 800 200 201.
As paragens estão assinaladas através de placas colocadas nos respetivos pontos de encontro dos locais abrangidos, sendo que, em caso de dúvida, os utentes devem contactar a referida central de reservas.
Este projeto tem como objetivo principal colmatar limitações ao nível do acesso ao transporte público convencional, oferecendo acessibilidade em áreas isoladas e dispersas. O Transporte de Passageiros Flexível permite dar resposta a necessidades de mobilidade específicas das populações mais envelhecidas e/ou com mobilidade condicionada que necessitem de um serviço de maior proximidade. O SIT FLEXI é um serviço complementar à rede de transportes pública regular (SIT RC – Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra) e pretende aumentar o grau de cobertura do mesmo através de um serviço mais eficiente e flexível.
Com este tipo de serviço de transporte, procura-se proporcionar melhor qualidade de vida às populações, garantindo-lhes a possibilidade de se deslocaram à sede de concelho, por exemplo, de forma a colmatarem variados tipos de necessidade, como serviços médicos, serviços públicos, farmácia, alimentação, entre outras.
Trata-se de uma solução desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em articulação com os Municípios, financiada pelo PART- Programa de Apoio à Redução Tarifária, com a comparticipação da Autarquia.
Todos os anos a Câmara Municipal divulga os transportes para as praias fluviais existentes no concelho, através de flyers, neste site e nas redes sociais.
Os alunos com passe TRANSDEV válido em junho têm direito a usufruir gratuitamente destes transportes durante o período de férias letivas.
A mobilidade sustentável resulta de um compromisso que se pode alcançar entre os sistemas de transporte e a utilização do solo, pretendendo uma minimização dos impactes ambientais provenientes das necessidades da sociedade atual, uma redução do tráfego automóvel, uma promoção de uso de transportes públicos, um incentivo ao uso de transportes mais sustentáveis e acima de tudo, melhorar a qualidade de vida.
Este conceito engloba a promoção de “modos suaves” de transporte, ou seja, formas de deslocação como caminhar e andar de bicicleta, que contribuem para a redução da poluição e do congestionamento. As Ciclovias são infraestruturas fundamentais para incentivar a utilização de bicicletas, proporcionando um meio mais seguro para que a população se desloque diariamente.
Na Lousã, têm sido realizadas diversas obras de requalificação, como na Rua do Comércio, Rua General Humberto Delgado, Largo Alexandre Herculano, Rua da Graça e Rua dos Combatentes da Grande Guerra, entre outras. Com estas obras, cofinanciadas pela União Europeia, conseguiu-se melhorar as condições de circulação automóvel e pedonal, através da repavimentação total da área de intervenção, da realização de áreas de passeio e da criação de espaços verdes.
Para facilitar a mobilidade a pé, estamos a fazer um trabalho continuado para remover barreiras arquitetónicas que dificultam a circulação, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, limitar a velocidade dos veículos em zonas urbanas ajudou a tornar estas áreas mais seguras para os peões e ciclistas. Com a redução da velocidade dos carros, contribuímos para um ambiente mais calmo e seguro, incentivando mais pessoas a andar a pé ou de bicicleta.