A Autarquia da Lousã, na sequência das iniciativas que tem desenvolvido de apoio à Ucrânia e aos cidadãos ucranianos, lança hoje um espaço dedicado no seu site institucional e redes sociais que tem por objetivo agregar e organizar as ofertas de apoio disponibilizadas por entidades públicas, privadas e pessoas em nome individual.
Assim, em neste espaço podem ser consultadas as iniciativas que estão a ser desenvolvidas, bem como aceder a um formulário online - carregue aqui - que permite a privados ou entidades públicas disponibilizar ofertas de alojamento, emprego, campanhas de solidariedade, traduções ou outras ofertas e apoios.
Além do site, estão disponíveis dois contactos telefónicos – 966 386 437 e 966 386 426 – e um endereço de email – solidariedade.ucrania@cm-lousa.pt – que podem ser usados para colocar dúvidas ou questões.
No âmbito destas iniciativas, a Câmara Municipal está a contactar os cidadãos ucranianos que residem no Concelho, de forma que estes colaborem – como têm feito até aqui – em todo este processo e para isso irá ser realizada uma reunião na próxima segunda-feira, entre o Executivo Municipal e estes cidadãos.
A Autarquia está, também, a organizar uma task force com várias valências, nomeadamente na intervenção social, saúde, emprego e habitação, com serviços da Autarquia e entidades públicas como o IEFP, para continuar a dar resposta às questões que vão surgindo, e continua a articular com as entidades públicas, nomeadamente a CIM-RC, o Governo e o Alto Comissariado para as Migrações todas as iniciativas que desenvolve.
Ações já desenvolvidas e em desenvolvimento:
- Recolha de bens
- Identificação de 50 ofertas de emprego em parceria com a AESL - Associação Empresarial da Serra da Lousã
- Identificação de ofertas de alojamento, com entidades públicas, particulares e pessoas singulares
- Iluminação do Edifício dos Paços do Concelho com as cores da Bandeira Ucraniana
- Decoração das letras do projeto Isto é Lousã na Aldeia do Xisto do Chiqueiro com as cores da Bandeira Ucraniana
- Hastear da Bandeira da Ucrânia no Edifício dos Paços do Concelho
- Tomada de posição do Executivo Municipal que pode consultar aqui com tradução para Ucraniano aqui
- Articulação de medidas com CIM-RC, o Governo de Portugal e o Alto Comissariado para as Migrações