Vencedor do Prémio Literário Carlos Carranca foi apresentado neste sábado
Obra “A clandestina idade dos pequenos segredos”, de Fernando Fitas, foi a vencedora
publicado a 26 de março de 2023

Realizou-se em 25 de março, como previsto, a Sessão de Apresentação pública do Vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Carlos Carranca, uma sessão multifacetada que agradou ao numeroso público presente, que lotou o Salão Nobre dos Paços do Concelho da Lousã.

O público presente teve ocasião de escutar Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, na abertura desta sessão, enquadrando este prémio e a personalidade de Carlos Carranca, um Lousanense de alma e coração, a que se seguiu o membro do júri, e em sua representação, António Vilhena, que falou da vida e obra de Carlos Carranca, e do seu percurso literário, e fazendo a ponte para a obra premiada, sobre a qual também discorreu. Seguidamente, o escritor homenageado, Fernando Fitas, debruçou-se sobre as motivações e o trabalho do poeta enquanto artesão que, tal qual oleiro que molda o barro, trabalha a caneta e o papel, daí resultando textos como os que originaram a obra vencedora, “A clandestina idade dos pequenos segredos”.

Entregues o prémio e uma das menções honrosas, que se associou a esta sessão, iniciou-se a apresentação da obra póstuma de Carlos Carranca “Poemas absurdos” e “A Palavra e o Mundo”. Usaram da palavra Eduardo Aroso que discorreu sobre o poeta e o seu amor por Coimbra e pela canção coimbrã, usando textos e poemas constantes desta obra. Seguiram-se-lhe o Vice Presidente da AAC, lousanense, que abordou o poeta como um motivador para a prática da leitura e o livro como essencial para a formação do cidadão. Finalizou esta sessão Rosa Carranca, a viúva do poeta, declamando um poema e dirigindo agradecimentos a todos os que os têm acompanhado ao longo dos tempos e que também estiveram ao seu lado nesta sessão.

Finalmente os presentes tiveram oportunidade de ouvir uma sessão de fados e guitarradas protagonizada pelos amigos indefetíveis de Carlos Carranca, Pardalitos do Mondego e Raízes de Coimbra.

Recorde-se que este Prémio foi criado em memória do Poeta Carlos Carranca, com fortes ligações pessoais e familiares à Lousã, tendo a Câmara Municipal da Lousã decidido pela sua criação como forma de o homenagear. Para além de homenagear este autor, este prémio pretende também incentivar a produção literária, a criatividade e o gosto pela escrita e a lusofonia, missão de vida do autor, e inscreve-se nas políticas culturais e de promoção do livro e da leitura da Câmara Municipal da Lousã.