CMJL aprova proposta de actividades para 2023
Aprovado parecer favorável à proposta apresentada no âmbito do Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2023, no que concerne às acções que este órgão compreende.
publicado a 21 de outubro de 2022

Realizou-se no passado dia 19, quarta-feira, a terceira reunião de 2022, do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) da Lousã, no auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

O Vereador do Pelouro da Juventude e Tempos Livres, João Santos, fez um balanço dos projectos que decorreram no verão de 2022, promovidos pelo município e por outras entidades concelhias, como a título de exemplo, as Férias Activas com 461 inscritos – jovens entre 6 e os 14 anos, os Estágios Experimenta+ que acolheram cerca de 70 estagiários, o Voluntariado para a Natureza e Floresta que contou com 19 voluntários - com idades entre os 14 e os 30 anos.

Foram ainda apresentadas aos presentes, medidas de abrangência nacional, como a Porta 65, referente ao arredamento jovem e outras que se encontram a ser discutidas em sede do Orçamento de Estado de 2023, como o IRS Jovem, o alargamento do Apoio para Alojamento de Universitários, a Atribuição Automática de Bolsas, as Propinas Congeladas, o Reforço do Programa Porta 65 e o Programa de Promoção da Saúde Mental nos estudantes.

No final da reunião, o Conselho Municipal da Juventude deliberou, por unanimidade emitir um parecer favorável à proposta apresentada no âmbito do Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2023, no que concerne às acções que este órgão compreende.

Para João Santos, Vereador do Pelouro da Juventude e Tempos Livres, “é de enaltecer o trabalho realizado pelas várias instituições do concelho, no que concerne às actividades na área da juventude”.

O Conselho Municipal de Juventude é um órgão consultivo composto por representantes das mais diversas forças vivas da comunidade e tem como objetivo envolver todos os agentes dinâmicos da juventude do concelho e fazê-los tomar parte ativa na definição e prossecução da política de juventude do município.