A Estratégia Local de Habitação da Lousã, definida para o horizonte temporal 2022-2027, foi realizada a partir de um diagnóstico atualizado das carências habitacionais das famílias que aqui residem. Serve ainda para fazer o enquadramento e orientar a elaboração de uma candidatura ao Programa 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
A Estratégia Local de Habitação da Lousã constitui-se um instrumento consolidado e concebido em articulação com os demais instrumentos de gestão estratégica e objetivos do município. Contempla um modelo de intervenção realístico, transparente, simples, pragmático e mensurável, que orienta e articula as políticas públicas de habitação e a atuação das entidades públicas e privadas.
A Estratégia Local de Habitação do Município da Lousã organiza-se nos seguintes pontos:
- Diagnóstico atualizado das situações de carência habitacional, quantitativa e qualitativa, do estado do mercado de habitação, sinalizando desencontros entre oferta e procura, do estado de conservação do parque habitacional, ocupação e áreas de intervenção prioritárias.
- Análise SWOT do panorama habitacional no concelho.
- Opções estratégicas em função do diagnóstico de carências habitacionais de acordo com grau de prioridade das soluções habitacionais a implementar em articulação com outras políticas de habitação em vigor.
- Estimativa financeira e orçamento de soluções habitacionais identificadas e enquadramento das potencias fontes de financiamento.
- Desenho de um plano de ação em função dos objetivos e recursos disponíveis.
A Estratégia Local de Habitação da Lousã encontra-se alinhada com os princípios do programa 1º Direito, contidos no Decreto-Lei n.º 37/2018 de 4 de junho, ainda que, respeitando os condicionalismos impostos pela situação socioeconómica nacional.
A Estratégia Local de Habitação da Lousã foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia.